Atributos locais determinantes na criação de empresas na perspectiva de potenciais empreendedores
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2021v26n4p31-45Keywords:
Atributos do empreendedorismo, Criação de empresas, Potenciais empreendedores, Local empreendedor.Abstract
Este artigo tem por objetivo geral identificar os atributos determinantes à criação de empresas no município de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, a partir da perspectiva de acadêmicos dos cursos de graduação de ciências contábeis e administração de empresas, considerados por este estudo, potenciais empreendedores. De maneira específica, interessa-nos verificar quais são os atributos influenciadores da criação de empresas na territorialidade eleita, bem como verificar se estes atributos podem ser classificados e organizados de maneira funcional para servirem de base às atividades empreendedoras em Três Lagoas. O delineamento da pesquisa, pautou-se na seguinte questão: quais são os atributos determinantes à criação de empresas na perspectiva de potenciais empreendedores que estão em processo de formação em curso de graduação voltados ao desenvolvimento e aplicação de práticas empreendedoras? O método analítico Survey foi utilizado para construção de uma abordagem quantitativa da situação de pesquisa proposta. A obtenção do corpus erigiu-se da aplicação de um questionário junto aos potenciais empreendedores. A análise dos dados obtidos, valeu-se do software SPSS, versão 22, baseada em análise fatorial exploratória. A partir dos resultados, foi possível identificar 10 (dez) atributos influenciadores da criação de empresas, são eles: ações individuais, histórias de sucesso, compartilhamento de ideais, trabalhadores talentosos, universidades, serviços de apoio, capital de investimentos, política/governo, infraestrutura e abertura de mercado. Os quais foram classificados em quatro categorias: cultural, suporte, capital e mercado local, com 67,95% de variância explicada.