A Influência do Desempenho Sustentável no Desempenho de Mercado das Empresas
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2021v26n2p6-19Keywords:
Desempenho Sustentável, Desempenho de Mercado, Sustentabilidade.Abstract
O presente estudo teve como objetivo analisar a influência do desempenho sustentável no desempenho do mercado das empresas listadas na bolsa de valores dos vinte países mais sustentáveis do mundo. Para atingir este objetivo, realize uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa das empresas listadas na bolsa de valores de vinte países mais sustentáveis do mundo de acordo com o Índice de Desempenho Ambiental (EPI), originando uma amostra de 1.027 empresas. Os dados foram coletados na base de dados Thomson Reuters® e declaram respeito no período de 2008 a 2017. A sustentabilidade foi mensurada a partir de indicadores ambientais (uso de recursos, inovação, inovação ambiental), força de trabalho social, direitos humanos, comunidade e responsabilidade por produto) e economia financeira (ROA, ROE e ROS), e para sintetizar esses indicadores utilizados, é o método multicritério de avaliação com base na distância da solução média (EDAS). O desempenho do mercado foi mensurado a partir da sintetização de cinco indicadores: Q de Tobin, Market-to-book, preço das ações, lucro por ação e índice Preço / Lucro. A partir da mensuração do desempenho sustentável e do desempenho do mercado, foi possível analisar e definir o sentido causal entre eles. Os resultados obtidos, apesar do baixo poder explicativo encontrado entre o desempenho sustentável e o desempenho do mercado, destacam-se neste estudo o fato de que ao longo dos anos a sustentabilidade vem conquistando seu espaço no mercado. Percebe-se que o poder explicativo de desempenho sustentável em relação ao desempenho de mercado foi aplicado ao longo dos anos.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2021-09-07
How to Cite
Jost, J. P., Kroenke, A., Hein, N., & Miranda, R. L. de. (2021). A Influência do Desempenho Sustentável no Desempenho de Mercado das Empresas. Revista De Negócios, 26(2), 6–19. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2021v26n2p6-19
Issue
Section
Articles