RESPONSABILIDADE SOCIAL E ASPECTOS AMBIENTAIS EM EMPRESAS FAMILIARES: UM ESTUDO MULTICASOS NO AGRONEGÓCIO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2018v23n4p47-69Keywords:
Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável, Stakeholder, Empresa Familiar.Abstract
O conceito de responsabilidade social pode ser definido como a forma de gestão que preza pela relação ética e transparente da empresa com todas as partes interessadas com os quais ela se relaciona. Mesmo que a demanda por ações de cunho sócio- responsável seja evidente, não são todas as organizações que tem capacidade de coloca-las em prática, e quando o assunto são as empresas familiares, esta realidade é a ainda mais distante, visto que muitas destas empresas não sabem como pensar a responsabilidade social estrategicamente. Este trabalho fez um mapeamento das ações de responsabilidade social e iniciativas relacionadas ao meio ambiente, articuladas por empresas familiares atuantes no agronegócio. Foi realizada uma pesquisa aplicada de caráter descritivo e abordagem qualitativa, utilizando como método de pesquisa o estudo multi-casos, com oito empresas familiares situadas no interior do estado de São Paulo, Brasil. Os resultados apontaram que a obrigatoriedade legal fomenta grande parte das ações das empresas familiares, em detrimento de ações voluntárias e espontâneas em prol de seus stakeholders.