Associação do Disclosure Ambiental com o Valor de Mercado de Empresas Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2018v23n2p24-37Keywords:
Disclosure Ambiental, Valor de Mercado, Empresas Brasileiras.Abstract
O estudo teve como objetivo avaliar a associação do disclosure ambiental com o valor de mercado de empresas brasileiras de alto impacto ambiental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e predominantemente quantitativa, com uma amostra de 24 empresas. O disclosure ambiental foi mensurado por meio da métrica de Rover (2013). Por outro lado, o valor de mercado das empresas foi calculado multiplicando o preço unitário das ações pela quantidade total de ações das organizações. Para realizar a análise foram determinados rankings por meio da técnica de jogos escalares. Depois de realizada a construção dos rankings, verificou-se a associação entre os mesmos por meio da análise de correlação de Kendall. Os achados do estudo indicam uma associação positiva do disclosure ambiental com o valor de mercado das empresas, e, além disto, apresentaram um aumento no grau de associação do disclosure ambiental com o valor de mercado do ano de 2014 para o ano de 2015. Tal resultado sugere que o mercado está cada vez mais exigente quanto a divulgação por parte das organizações de informações que envolvam o meio ambiente, o que incentiva as empresas de alto impacto ambiental a divulgarem tais informações, visto que a evidenciação das mesmas pode trazer vantagens competitivas para a empresa em relação ao valor de mercado. Recomenda-se realizar o presente estudo com empresas de médio e baixo impacto ambiental, no intuído de investigar se as realidades são semelhantes, auxiliando assim os gestores destas organizações quanto a evidenciação de informações ambientais.