Análise dos fatores de atratividade dos shoppings centers no Porto, Portugal
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2014v19n4p84-103Keywords:
Shoppings, necessidades do consumidor, atratividade dos shoppings, motivações de compra, varejo urbano.Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar as variáveis responsáveis pela atratividade dos shoppings. O método utilizado é quantitativo e exploratório. Foi efetuado um inquérito por questionário à população residente na área metropolitana do Porto, em Portugal. Os shoppings dispõem de meios de atração e modernidade e tornam-se em grandes centros de lazer e convívio, onde a vida social ganha novos contornos e as vivências citadinas se reinventam, concorrendo entre si para atrair o maior número possível de visitantes. Os resultados apresentam nove fatores com relevância na atratividade dos shoppings: a publicidade, os níveis de consumismo, o lazer, o estatuto social, a praça de restauração, a higiene e segurança, os cinemas, os hipermercados e as lojas de tecnologia. Apesar de tratar-se de um estudo exploratório, os nove fatores encontrados são uma contribuição para estudos na área do varejo, merecendo a atenção por parte de planejadores e operadores de shoppings.Downloads
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Published
2015-01-28
How to Cite
Tavares, F. O., Pacheco, L., & Sousa, P. F. (2015). Análise dos fatores de atratividade dos shoppings centers no Porto, Portugal. Revista De Negócios, 19(4), 84–103. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2014v19n4p84-103
Issue
Section
Artigos