O TURISMO DO NOVO MILÊNIO E O PROFISSIONAL DE TURISMO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.1999v4n3p%25pAbstract
Entrando no pós-turismo Provavelmente vocês já ouviram de muitos palestrantes que o turismo é muito importante porque é uma indústria que gera muito dinheiro. Para começar o turismo não é uma indústria, a não ser em sentido figurado. O turismo é um enorme fenômeno social (incluindo no social, o econômico) que abarca uma infinidade de campos de atuação, de ramos dos setores primário, secundário e terciário gerando múltiplas relações comerciais e humanas de conseqüências variadas, conforme a situação. O Turismo é um fenômeno social porque é praticado por pessoas que vivem em sociedade e se deslocam para outras sociedades onde vivem pessoas. Sociedades estas que podem ser semelhantes à sua de origem, ou não. Dentro das relações sociais possíveis, propiciadas pelo turismo estão o conhecimento, a troca de experiências, as trocas econômicas, os possíveis conflitos advindos do preconceito, reações de simpatia ou antipatia, os impactos positivos e os negativos nas sociedades receptaras. Os impactos negativos mais comuns que podemos apontar são os problemas de prostituição ou de degradação do meio ambiente, tão estudados e tão falados ultimamente. Impactos positivos, podem ser o resgate das culturas e a preservação do patrimônio histórico em função do interesse que representam como atrativo turístico.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2007-06-25
How to Cite
Barretto, M. (2007). O TURISMO DO NOVO MILÊNIO E O PROFISSIONAL DE TURISMO. Revista De Negócios, 4(3). https://doi.org/10.7867/1980-4431.1999v4n3p%p
Issue
Section
Artigos