O setor brasileiro de nanotecnologia: Oportunidades e desafios

Authors

  • Marcos Roberto Piscopo UNINOVE
  • Cláudia Terezinha Kniess UNINOVE
  • César Augusto Biancolino UNINOVE
  • Claudia Echevengua Teixeira UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2014v19n4p43-63

Keywords:

setor, nanotecnologia, opor-tunidades, desafios

Abstract

Este trabalho visa avaliar estrategicamente o setor brasileiro de nanotecnologia, para identificar oportunidades e desafios. A partir de uma pes-quisa documental, de natureza exploratória, analisou-se o setor de nanotecnologia, mais especifica-mente, sua estrutura, sua atratividade e potenciais estratégias para alteração de sua estrutura. Constatou-se, o Brasil ainda necessita se posicionar mais claramente quanto aos seus objetivos e suas políticas de apoio a esse setor para capitalizar oportunidades e minimizar riscos associados à aplicação da nanotecnologia, incluindo mas não se limitando (i) ao estabelecimento de marcos regulatórios que definam claramente as possibilidades de sua aplicação e as responsabilidades sobre os riscos assumidos, (ii) à definição de políticas de investimento que viabilizem o avanço científico e a difusão tecnológica da nanotecnologia e (iii) à criação de mecanismos de governança que facilitem a comunicação com a sociedade e proporcionem maior transparência sobre os benefícios e riscos decorrentes da aplicação da nanotecnologia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcos Roberto Piscopo, UNINOVE

Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Projetos

Cláudia Terezinha Kniess, UNINOVE

Programa de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade

César Augusto Biancolino, UNINOVE

Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Saúde

Claudia Echevengua Teixeira, UNINOVE

Programa de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Published

2015-01-28

How to Cite

Piscopo, M. R., Kniess, C. T., Biancolino, C. A., & Teixeira, C. E. (2015). O setor brasileiro de nanotecnologia: Oportunidades e desafios. Revista De Negócios, 19(4), 43–63. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2014v19n4p43-63