As interfaces entre estratégia e ambiente institucional de referência: o caso do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRESC)

Authors

  • Carlos Eduardo Justen Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Luís Moretto Neto Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2014v19n2p3-20

Keywords:

Ambiente Institucional. Estratégia. Legitimidade. Planejamento Estratégico. Novo Institucionalismo Sociológico.

Abstract

O presente artigo trata da interface entre as transações da organização com o ambiente e as respectivas estratégias delineadas, inserindo-se no contexto de alargamento das investigações empíricas sobre o novo institucionalismo sociológico e sua potencial aplicação ao campo dos estudos em estratégia. A partir de um estudo de caso, de cunho qualitativo, examinou-se a influência do ambiente institucional de referência no direcionamento estratégico do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRESC), formalizado no processo de planejamento estratégico, adotando-se três categorias analítico-empíricas – base estratégica corporativa, agentes externos e campo organizacional. O delineamento da pesquisa foi duplamente amparado, do ponto de vista teórico, por discussões precedentes acerca da noção de ambiente institucional, no contexto do corpus conceitual do novo institucionalismo sociológico, e da noção de estratégia como processo institucionalmente condicionado, numa abordagem construtivista da estratégica. Como resultado, percebeu-se que a lógica de ação institucional envolveu a procura por legitimidade, aceitação e credibilidade junto ao campo organizacional e à sociedade, numa trajetória conservadora, atrelada à concentração em competência técnico-instrumental, com o foco nas eleições e centralização nos processos tecnológicos de registro, apuração e totalização dos votos. Em decorrência, a adaptabilidade e as mudanças necessárias no longo prazo, como a atuação na conscientização política e nos processos deliberativos e dialógicos que fogem ao âmbito político-eleitoral, foram desconsideradas. Desta feita, os elementos institucionais presentes no campo da organização em tela, ao preservarem a sobrevivência da organização num horizonte temporal próximo, podem dificultar a adaptabilidade e as mudanças necessárias no longo prazo, impactando na efetividade do serviço prestado à população.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carlos Eduardo Justen, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorando em Administração - CPGA/UFSC

Luís Moretto Neto, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor Adjunto - CAD/CPGA/UFSC

Published

2014-07-01

How to Cite

Justen, C. E., & Neto, L. M. (2014). As interfaces entre estratégia e ambiente institucional de referência: o caso do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRESC). Revista De Negócios, 19(2), 3–20. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2014v19n2p3-20