DO GRANDE AO PEQUENO: A NOVA DIMENSÃO DA COMPETITIVIDADE GLOBAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2004v9n1p%25pKeywords:
Empresas multinacionais, NegóciosAbstract
Este artigo tem o objetivo de demonstrar como as redes de negócios internacionais são cada vez mais indispensáveis e integram tanto os negócios das pequenas empresas nacionais quanto os negócios das gigantes multinacionais. Partindo de uma análise dos modelos de atuação, estrutura e estratégia das multinacionais, primeiramente é demonstrada a tendência de um novo modelo de empresa multinacional chamado de metanacional. Apresentado o modelo, demonstra-se a relação do modelo com as redes de negócios internacionais e com as redes e parceiros externos das diversas localidades de atuação da multinacional. Tal análise é complementada com um estudo de caso. As principais contribuições deste artigo podem ser resumidas em três pontos: primeiro, o apoio à proposta do modelo metanacional como um novo paradigma de atuação das empresas multinacionais; segundo, a formação das redes de negócios internacionais integrando as gigantes multinacionais com as pequenas empresas nacionais; terceiro, a contribuição para entender como o modelo de atuação metanacional das multinacionais ajuda a dinamizar o papel e a competitividade das pequenas empresas na economia global.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2007-10-09
How to Cite
Sadzinski, A. L., & Borini, F. (2007). DO GRANDE AO PEQUENO: A NOVA DIMENSÃO DA COMPETITIVIDADE GLOBAL. Revista De Negócios, 9(1). https://doi.org/10.7867/1980-4431.2004v9n1p%p
Issue
Section
Artigos