Competências do empreendedor: Uma análise com empreendedores que vivenciaram o insucesso empresarial
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n4p74-90Keywords:
Competências, Empreendedor e Insucesso EmpresarialAbstract
http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n4p74-90
O presente trabalho tem como proposta analisar as competências presentes em empreendedores antes, durante e depois do insucesso empresarial. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com empreendedores que tiveram seus negócios descontinuados. O conceito de competências adotado é o de Fleury e Fleury (2001) - um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo - o qual foi analisado nas entrevistas dos empreendedores através da técnica de análise de conteúdo. As categorias escolhidas a priori foram: saber agir, saber mobilizar recursos, saber engajar-se, comprometer-se e assumir responsabilidades e saber aprender e ter visão estratégica. Como resultado deste estudo, pode-se evidenciar que as competências parecem influenciar o comportamento do empreendedor, repercutindo no sucesso ou fracasso de sua organização. Essas competências foram analisadas em três momentos distintos de pesquisa, antes, durante e depois do insucesso empresarial. Antes do insucesso empresarial, as competências emergem como forma de desenvolvimento pessoal e profissional; Durante o insucesso empresarial, as competências não se apresentam com tanta frequência, ou são ausentes; E no período após o insucesso empresarial, essas competências ressurgem como forma de superar a adversidade.