A cultura organizacional e a centralidade nas redes sociais: Um estudo exploratório em uma empresa de serviços

Authors

  • Silvio de Oliveira Murdocco Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Eduardo de Camargo Oliva Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n3p58-75

Keywords:

cultura organizacional, redes sociais, centralidade e valores organizacionais

Abstract

O presente artigo apresenta uma pesquisa de campo sobre cultura organizacional e redes sociais que foi realizada junto a uma empresa prestadora de serviços. O objetivo foi verificar se existe a influência da cultura da organização nas características dos grupos sociais, com ênfase na centralidade. A literatura nacional e internacional evidencia que trabalhar com a centralidade significa identificar a posição em que o ator se encontra em relação às trocas e à comunicação na rede; a centralidade em uma rede traz a idéia de poder, isto é, quanto mais central é o indivíduo, mais bem posicionado ele está em relação às trocas e a comunicação. Trata-se de um estudo exploratório de natureza quantitativo; o levantamento feito através de dois questionários elaborados por Nelson(2006 e 2007), pesquisador da Illinois University. O primeiro relativo à cultura organizacional denominado Perfil de Valores Agregados (PVA), que identifica a presença e as prioridades atribuídas dentro de uma organização quanto aos temas: Trabalho “tarefa”, Relações “sociais”, Controle “poder“ e Cognição “Pensamento”. O segundo relativo às redes formadas cujo instrumento constituiu-se da apresentação de uma lista com todos os participantes da pesquisa e foi solicitado a cada membro que informasse sobre a natureza dos contatos adjacentes a cada nome. Os campos nome e cargo já foram entregues pré-preenchidos pelos pesquisadores, os campos aprovações e número de e-mails recebidos e enviados foram preenchidos por meio de estimativa do respondente e o campo dependência foi respondido respeitando-se uma escala de 1 a 6, onde 1 representava pouca e 6 muita dependência da outra pessoa. Utilizou-se uma amostra de 58 respondentes, todos funcionários próprios da empresa prestadora de serviços. Os dados foram tratados pela técnica estatística não-paramétrica Mann Whitney para os valores da cultura e  para os dados das  redes Sociais os índices foram apurados por meio do software  Ucinet 6.0 de Borgatti, Everett, e Freeman (2002). Os resultados mostraram  que os elementos centrais, ou seja, aqueles que têm o maior número de contatos na rede têm um maior alinhamento dos seus valores com os padrões da cultura organizacional e se concluiu que estes podem influenciar e participar na disseminação dos valores presentes na cultura organizacional. O que se pode perceber ao se analisar relação de nomes e funções dos colaboradores é que os quatro atores mais centrais da rede (centralidade) exercem funções gerenciais ou exercem algum tipo de liderança dentro da organização pesquisada; uma delas é Sub-gerente Operacional , duas outras são Supervisoras e a ultima é Assistente  Operacional e trabalha diretamente com a Gerente Operacional. Os benefícios e a minimização de custos nas interações sociais caso a empresa utilize estes elementos centrais em programas de coaching ou mentoring, ou em outras ações de mudança, pode favorecer a retirada dos colaboradores da sua zona de conforto e ajudar a  disseminar mais rapidamente a Missão, Visão e Valores Organizacionais.

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Author Biographies

Silvio de Oliveira Murdocco, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Atualmente é Diretor Regional da Universidade Paulista Campus Jundiaí. Cursando Especialização em Educação a Distância na Universidade Paulista UNIP. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de São Caetano do Sul.

Eduardo de Camargo Oliva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Doutor e Pós-doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Atualmente é Pró-Reitor da Pós Graduação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)-Mestrado e Doutorado.

Published

2013-10-01

How to Cite

Murdocco, S. de O., & Oliva, E. de C. (2013). A cultura organizacional e a centralidade nas redes sociais: Um estudo exploratório em uma empresa de serviços. Revista De Negócios, 18(3), 58–75. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n3p58-75