A INFLUÊNCIA DO PERFIL EMPREENDEDOR NO DESEMPENHO DO NEGÓCIO EM UMA REDE DE FRANQUIA DE CONFEÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2006v11n4p131-149Keywords:
empreendedorismo, características comportamentais, franquias.Abstract
Este estudo objetiva identificar as principais características comportamentais empreendedoras dos proprietários de franquia de uma rede de confecção infantil e verificar se a presença das características empreendedoras nos franqueados influencia no resultado alcançado nas empresas. Foram coletadas informações sobre o desempenho das empresas e selecionado um instrumento de mensuração de desempenho dos franqueados, com o intuito de identificar as principais características comportamentais empreendedoras dos proprietários de franquia de confecção infantil, conforme seu desempenho. Neste trabalho pressupõe-se que as características que identificam um empreendedor, se presentes em um franqueado, podem diferenciá-lo em resultado perante as demais franquias. Esta pesquisa é do tipo descritiva e quantitativa e foi aplicada nas franquias de confecção infantil pertencentes a uma mesma rede, distribuídas pelo território nacional brasileiro. Neste estudo concluiu-se que existe uma relação entre um desempenho superior e a presença de características empreendedoras nos franqueados avaliados. Sendo assim, confirma-se a importância de tais características para o sucesso de um empreendimento.
Palavras-chave: empreendedorismo, características comportamentais, franquias.