SETOR AUTOMOBILÍSTICO E A CRISE DOS SEMICONDUTORES DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 NO BRASIL

Authors

Abstract

O objetivo deste trabalho foi demonstrar de que maneira a crise dos semicondutores impactou economicamente a produção de automóveis no Brasil. A originalidade do tema está em tratar de um tema recente e que ainda é atual no ano de 2023. O método utilizado foi a pesquisa documental, dado que além de relatos escritos, foram analisadas fontes de dados, bases estatísticas e estudos. A principal fonte de dados utilizada ao longo da pesquisa foi a ANFAVEA. Foi possível compreender que a escassez de semicondutores foi uma das principais causas da baixa produção e exportação observada. Tal escassez se deu devido ao próprio processo de fabricação de semicondutores, bem como a situação pandêmica, pois no auge da pandemia muitas fábricas acabaram parando a produção, e o estoque de semicondutores que estava destinado à esta indústria precisou ser direcionado para outro setor que continuou ativo, no caso, o de eletrônicos. Este setor ficou mais forte na pandemia, pois com o advento do ensino à distância e trabalho em casa, muitos viram a necessidade de adquirir produtos relacionados. Quando a indústria automotiva retomou a produção, se deparou com uma fila para adquirir novos lotes de semicondutores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriel Amir Francis Matta, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie(2023)

Vitória Batista Santos Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Economia e Mercados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018). Atualmente é Professora da Graduação em Ciências Econômicas do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É Editora Assistente do periódico RAM - Revista de Administração Mackenzie.

Andresa Silva Neto Francischini, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1999), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2002), Doutora em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica (POLI/USP- Produção) e Pós Doutora em Economia pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é Coordenadora do Curso de Graduação em Ciências Econômicas e Professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Economia Industrial e Economia Internacional. Atua principalmente nos seguintes temas: Internacionalização de Empresas, Análises Setoriais e Estratégias de Internacionalização.

Published

2024-09-27

How to Cite

Amir Francis Matta, G., Batista Santos Silva, V., & Silva Neto Francischini, A. (2024). SETOR AUTOMOBILÍSTICO E A CRISE DOS SEMICONDUTORES DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 NO BRASIL. Revista De Negócios, 29(1). Retrieved from https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/11478

Issue

Section

Articles