UMA ANÁLISE DO INTERESSE DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO PELA ÁREA DE MARKETING

Authors

  • Francisco José Costa Universidade Estadual do Ceará
  • Roberto Rodrigues Ramos Universidade Estadual do Ceará
  • Ingrid Mazza Universidade Estadual do Ceará
  • Francista Flávia Plutarco Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n3p54-71

Keywords:

Formação em Administração, Marketing, Estudantes.

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo analisar o interesse de estudantes de cursos de Administração pela área de marketing. Foi desenvolvida uma revisão de literatura a partir da qual foram enunciadas quatro hipóteses sobre os fatores de influência sobre o interesse dos estudantes. Um estudo de campo foi desenvolvido com dados coletados junto a 152 estudantes de instituições de ensino superior na cidade de Fortaleza. Os dados foram avaliados através de análise descritiva e da técnica de análise de regressão. Verificou-se que as disciplinas da área de marketing são percebidas pelos alunos como importantes para o curso e para a atuação profissional, mas que os mesmos não se consideram seguros na aplicação dos conceitos e técnicas da área. Verificou-se também que o interesse dos alunos é independente de sua segurança quanto às habilidades gerenciais, mas é influenciado pelo interesse em uma carreira na área, pela percepção de impacto educacional e profissional da área, e pela segurança da necessidade da área no curso. Foi feita uma análise com outros estudos de objetivo similar, tendo-se verificado que há muitas convergências na avaliação dos construtos e nos fatores de interesse entre as diferentes alternativas profissionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisco José Costa, Universidade Estadual do Ceará

Bacharel e mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará, Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Pauo (EAESP/FGV). Professor e pesquisador nas áreas de MArketing e Ensino e pesquisa em Administração.

Roberto Rodrigues Ramos, Universidade Estadual do Ceará

Bacharel em Administração e mestrando em Administração pela Universidade Estadual do Ceará

Ingrid Mazza, Universidade Estadual do Ceará

Bacharela em Publicidade e mestranda em Administração pela Universidade Estadual do Ceará

Francista Flávia Plutarco, Universidade Estadual do Ceará

Bacharela em Administração e mestranda em Administração pela Universidade Estadual do Ceará

Published

2010-02-08

How to Cite

Costa, F. J., Ramos, R. R., Mazza, I., & Plutarco, F. F. (2010). UMA ANÁLISE DO INTERESSE DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO PELA ÁREA DE MARKETING. Revista De Negócios, 14(3), 54–71. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n3p54-71