UMA ANÁLISE DO INTERESSE DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO PELA ÁREA DE MARKETING
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n3p54-71Keywords:
Formação em Administração, Marketing, Estudantes.Abstract
O presente trabalho tem por objetivo analisar o interesse de estudantes de cursos de Administração pela área de marketing. Foi desenvolvida uma revisão de literatura a partir da qual foram enunciadas quatro hipóteses sobre os fatores de influência sobre o interesse dos estudantes. Um estudo de campo foi desenvolvido com dados coletados junto a 152 estudantes de instituições de ensino superior na cidade de Fortaleza. Os dados foram avaliados através de análise descritiva e da técnica de análise de regressão. Verificou-se que as disciplinas da área de marketing são percebidas pelos alunos como importantes para o curso e para a atuação profissional, mas que os mesmos não se consideram seguros na aplicação dos conceitos e técnicas da área. Verificou-se também que o interesse dos alunos é independente de sua segurança quanto às habilidades gerenciais, mas é influenciado pelo interesse em uma carreira na área, pela percepção de impacto educacional e profissional da área, e pela segurança da necessidade da área no curso. Foi feita uma análise com outros estudos de objetivo similar, tendo-se verificado que há muitas convergências na avaliação dos construtos e nos fatores de interesse entre as diferentes alternativas profissionais.