Orientação Empreendedora em ONG'S
Um Estudo Sobre a Pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2022v27n4p69-87Abstract
As Ongs que atuam com assistência social para crianças no contraturno escolar surgiram para suprir a lacuna deixada pelo Estado, é são de extrema importância em países em desenvolvimento. Este tipo de organização só funciona com o empreendedorismo e voluntariado dedos envolvidos. Assim é necessário e tornou-se o objetivo principal deste estudo, de identificar nos gestores das Ongs, as dimensões do empreendedorismo de inovatividade, proatividade e correr riscos, para entender e orientar as organizações hibridas, considerando as dimensões de lógicas institucionais e legitimidade, durante o período da pandemia. Para isso foram questionados os gestores e funcionários de Ongs, que atuam em Ongs de formação para crianças e adolescentes. Observou-se que no lugar de buscarem exemplos nos seus concorrentes (outras Ongs), a unidade gerenciada não se utilizou do beachmarketing, nem se considerou iniciadores de ações para lidar com o momento vivido. Ou seja, houve fases de imobilidade e os problemas foram “solucionados”, um por vez, buscando conhecimentos prévios e apoio da rede de contatos. Sem considerar o momento da Pandemia, as Ongs analisadas, em sua maioria, buscam unir esforços com os “concorrentes”. O maior problema relatado consiste na falta de recursos financeiros e humanos, a intensidade da necessidade foi maior na pandemia. Na dimensão de correr riscos, observou-se que as Ongs se posicionam como conservadoras. Utilizar os recursos de forma inovadora, ampliando o número de impactados e melhorado a qualidade das organizações pesquisadas consiste em uma necessidade que deve ser contemplada por mais organizações do segmento, para melhorar e orientar o bem-estar social. Ao pensar em alternativas, surgiu a possibilidade de utilizar as instalações dos escolas para atividades no contraturno, trazer as atividades das Ongs para os colégios, e fomentar que as inovações venham das novas demandas das crianças.