Motivações para o Trabalho Voluntário e sua Influência no Bem-estar Subjetivo Durante a Pandemia COVID-19

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2022v27n4p19-35

Abstract

Um tema relevante na sociedade é o voluntariado e a instituições que fornecem algum tipo de ajuda ou trabalho social. O presente artigo tem como objetivo avaliar as relações entre as motivações para o trabalho voluntário e o bem-estar subjetivo de cada indivíduo. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva quanto ao seu objetivo, quantitativa quanto a abordagem do problema e exploratória quanto ao seu objetivo. O levantamento de dados efetivou-se por meio de um questionário previamente estruturado, com perguntas fechadas e auto preenchível com a técnica de levantamento de dados survey. Os resultados da pesquisa competem a amostra de 384 respondentes indicando que o aspecto pessoal da motivação apresenta significância maior com o bem-estar subjetivo em detrimento do aspecto social e aspecto profissional. As descobertas contribuem para a ciência no momento em que realiza a implicação teórica entre duas dimensões especificas: motivações para o voluntariado e bem-estas subjetivo. No que se refere às implicações gerenciais, é possível destacar que os resultados propiciam para que as ONG´s tracem táticas, efetivas e direcionadas para a captação e retenção de colaboradores para as suas causas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paulo Sérgio Reinert, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Formado em Administração. Tenho vasta experiência em rotinas administrativas, com ênfase em questões financeiras e fiscais. Atualmente, estou cursando um mestrado em Administração na FURB, onde tenho me dedicado aos estudos em sustentabilidade, responsabilidade social corporativa e ESG. Além disso, tenho grande interesse em estudos sobre discurso de ódio, diversidade, questões sociais e mídias sociais. Possuo cursos de liderança, rotinas administrativas e fiscais, e tenho desenvolvido uma sólida experiência em programas de tratamento quantitativo, como SPSS e Stata. Na parte qualitativa, possuo experiência com VosViewer, CitnetExplorer e Iramuteq. Além disso, faço parte da equipe editorial da Revista de Negócios, atuando como editor de conteúdo.

Adriana Kroenke, D.ra., FURB

Possui graduação em Matemática (2007), mestrado em Ciências Contábeis (2009) pela Universidade Regional de Blumenau e doutorado pelo Programa de Métodos Numéricos e Engenharia da Universidade Federal do Paraná (2014). Professora do Departamento de Matemática da Universidade Regional de Blumenau desde 2010. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau. Suas pesquisas concentram-se na área de Análise Multivariada de Dados, Análise Decisória Multicritério e Avaliação de Desempenho. Integrante do grupo de estudos MULTIVAR vinculado ao Grupo Español de Decisión Multicrierio (GEDM).

Fabricia Durieux Zucco, D.ra., FURB - UNIVALI

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (1995), especialização em Gerenciamento de Marketing (1997) e mestrado em Administração (2000), todos pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). É Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professora titular da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) e da FURB (Universidade Regional de Blumenau). Tem experiência nas áreas de Administração (com ênfase em Marketing), Turismo e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, segmentação, estratégia e publicidade e propaganda. 

Published

2023-06-19

How to Cite

Reinert, P. S., Patrício, G. A., Kroenke, A., Zucco, F. D., Bona, R. J., & Busnello, V. E. I. (2023). Motivações para o Trabalho Voluntário e sua Influência no Bem-estar Subjetivo Durante a Pandemia COVID-19. Revista De Negócios, 27(4), 19–35. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2022v27n4p19-35