Integrating Technology Adoption, Use, and Value: A Study of Applications Delivery

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2022v27n3p62-86

Keywords:

UTAUT2, Delivery Apps, Organizational Performance, Mobile Apps, Technology Adoption.

Abstract

O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar fatores determinantes na adoção e uso de aplicativos delivery e sua relação com o desempenho das empresas adotantes, através de uma extensão do modelo Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia (UTAUT2). Sua contribuição está na incorporação das variáveis de desempenho de processos e financeiro ao modelo para um contexto de consumo business to business (B2B) em que a adoção da tecnologia é facultativa (voluntária) as organizações. A abordagem metodológica adotada foi a survey, elaborada em plataforma eletrônica e aplicada a uma população de 702 empresas usuárias de aplicativos delivery no setor food service. Para análise dos dados utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais, especificamente, Partial Least Squares (PLS), por meio do software SmartPLS. Dentre os principais resultados, destacam-se: existe relação entre as condições facilitadoras e a intenção de uso de aplicativos; a expectativa de desempenho está associada à intenção de uso; a intenção de uso está associada ao uso; o uso está associado ao desempenho de processos que, consequentemente, influencia no desempenho financeiro na firma. O modelo final de pesquisa possibilita integrar a adoção e o uso com o valor de negócio da tecnologia, fenômenos, geralmente, tratados separadamente na literatura.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aurea Beatriz Soares de Oliveira, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Acadêmica em Administração pela Universidade Federal de Rondônia. Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Sustentabilidade - GPPPS, Departamento do Curso de Administração - Campus Vilhena. 

Deyvison de Lima Oliveira, D.r., Universidade Federal de Rondônia

Pós-doutorado em Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP, 2022), doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS, 2013), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR, 2008), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia (2003). Professor dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Federal de Rondônia. Orientou dissertação no Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UNIR) de 2016 a 2018-1 como docente permanente. Pesquisa na área de Administração, com ênfase em gestão dos impactos da TI, gestão da informação, capacidades de TI, valor de negócio da TI. Na área de Contabilidade, desenvolve pesquisas sobre reconhecimento, mensuração e disclosure de ativos biológicos e produtos agrícolas. Membro do grupo de pesquisa Estudos Contemporâneos em Contabilidade e Gestão (ECCONT/UNIR), atuando na linha 'Contabilidade de Ativos Biológicos'; membro do grupo de pesquisa Informação Contábil (INCONT/USP); líder do grupo Gestão dos Impactos da TI na Amazônia Legal (IMPACTIN/UNIR). 

Clayton Pereira Gonçalves, D.r., Universidade de Brasília - UnB

Graduado em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE/FGV), pós-graduado em Gestão de Varejo pelo COPPEAD/UFRJ, Mestre e Doutor em Administração pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO - PPGA). Tenho experiência profissional na área de Administração, com ênfase em Varejo (11 anos). Atualmente sou professor Adjunto na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), membro do NDE, representante dos Coordenadores de Projetos Especiais e de Pesquisa no conselho do campus e líder do Núcleo de Estudos Organizacionais. Participo como revisor de periódicos nas áreas de Administração e Turismo. Tenho experiência em ensino, pesquisa , extensão e coordenação em nível de graduação, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos quantitativos, análise de redes sociais, estudos organizacionais, estratégia, inovação social, administração financeira, cultura política, marketing político, violência e autoritarismo. Tenho experiência em coordenação de projetos de pesquisa e participação como membro em projetos fomentados pelo CNPq.

Published

2023-04-18

How to Cite

Oliveira, A. B. S. de, Oliveira, D. de L., & Gonçalves, C. P. (2023). Integrating Technology Adoption, Use, and Value: A Study of Applications Delivery. Revista De Negócios, 27(3), 62–86. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2022v27n3p62-86

Issue

Section

Articles