Integrating Technology Adoption, Use, and Value: A Study of Applications Delivery
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2022v27n3p62-86Keywords:
UTAUT2, Delivery Apps, Organizational Performance, Mobile Apps, Technology Adoption.Abstract
O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar fatores determinantes na adoção e uso de aplicativos delivery e sua relação com o desempenho das empresas adotantes, através de uma extensão do modelo Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia (UTAUT2). Sua contribuição está na incorporação das variáveis de desempenho de processos e financeiro ao modelo para um contexto de consumo business to business (B2B) em que a adoção da tecnologia é facultativa (voluntária) as organizações. A abordagem metodológica adotada foi a survey, elaborada em plataforma eletrônica e aplicada a uma população de 702 empresas usuárias de aplicativos delivery no setor food service. Para análise dos dados utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais, especificamente, Partial Least Squares (PLS), por meio do software SmartPLS. Dentre os principais resultados, destacam-se: existe relação entre as condições facilitadoras e a intenção de uso de aplicativos; a expectativa de desempenho está associada à intenção de uso; a intenção de uso está associada ao uso; o uso está associado ao desempenho de processos que, consequentemente, influencia no desempenho financeiro na firma. O modelo final de pesquisa possibilita integrar a adoção e o uso com o valor de negócio da tecnologia, fenômenos, geralmente, tratados separadamente na literatura.