Submissions
Author Guidelines
CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
ATENÇÃO!
- A partir de 01/05/2023 as submissões à Revista de Negócios deverão ser realizadas conforme os modelos disponibilizados: Template (Link para dowload)
- Artigo:
- Os trabalhos devem ser inéditos, tanto em âmbito nacional quanto internacional. Não devem ser submetidos à RN, trabalhos científicos e artigos que estejam em processo de avaliação para publicação em outra revista ou mesmo evento científico. Plágio e autoplágio não serão aceitos. Serão publicados artigos científicos e trabalhos científicos de Doutores, Mestres e de Graduandos/Graduados/Mestrandos, desde que em coautoria com Mestres ou Doutores.
- Os artigos enviados devem apresentar entre 10 e 25 páginas (considerando as referências). Os documentos devem ter, no máximo, 5 MB e estar na extensão .docx ou .doc.
- Os dados do autor não deverão constar no artigo submetido à Revista de Negócios, respeitando-se o sistema "Blind Review". Exclua qualquer informação que possa identificar a autoria (no word, verifique e elimine também o seu nome no menu “Arquivo” – “Propriedades”). Obs: Os seguintes dados deverão constar no cadastro do autor, feito na plataforma: (a) nome e titulação do(s) autor(es), com o limite de 5 autores por artigo; (b) vínculo institucional do(s) autor(es) e grupo de pesquisa a que o(s) autor(es) está(ão) vinculado(s); (c) endereço, telefone e e-mail para contato; (d) ORCID.
- Os títulos, resumos e palavras-chave devem ser apresentados em língua portuguesa e em língua inglesa.
- Os resumos, entre 100 e 250 palavras, devem constituir um só parágrafo, fonte Times New Roman 12, espaçamento simples, contendo: apresentação, objetivos, metodologia, resultados e/ou conclusões, seguido de 3 a 6 palavras-chave. As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, em negrito, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
- A formatação do original deverá obedecer ao seguinte padrão: fonte Times New Roman 12 (exceto para citações diretas, notas de rodapé, fontes de tabelas e outras ilustrações, que devem apresentar fonte 10); espaçamento entre linhas 1,5; alinhamento justificado; margens: superior 3,0 cm, esquerda 3,0 cm, inferior 2,0 cm, direita 2,0; entrada do parágrafo (primeira linha) de 1,25cm; página no formato A4.
- Títulos e subtítulos de seção devem seguir o modelo apresentado no template:
- As ilustrações (tabelas, fotos, gráficos etc.) devem apresentar as respectivas legendas numeradas, na parte superior. A fonte deverá ser mencionada na parte inferior.
- As notas explicativas devem ser indicadas no corpo do texto por algarismo arábico, em ordem crescente, e estar listadas no rodapé da página em fonte Times New Roman 10, espaçamento simples. Não devem ser feitas referências em nota de rodapé.
- Itálico deve ser utilizado apenas para palavras ou expressões em idioma estrangeiro. Não se deve usar as formas de indicação de referência “idem”, “id.”, “ibidem”, “ibid” ou “op. Cit.”.
- As citações presentes no corpo do trabalho e as referências correspondentes no final do mesmo dpodem estar de acordo com as normas da American Psychological Association (APA) vigente, ou as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).
- As referências devem estar de acordo com o sistema alfabético e aparecer em lista ao fim do texto, alinhadas à esquerda, com espaçamento entre linhas simples e uma linha em branco entre elas, de acordo com as normas da American Psychological Association (APA) vigente, ou as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).
- A revisão ortográfica, o emprego correto das normas da ABNT ou APA, bem como a tradução para o Inglês dos títulos, resumos e palavras-chave dos artigos e resenhas postados são de responsabilidade dos autores.
- Os artigos e trabalhos científicos serão submetidos à avalição de dois pareceristas. No caso de haver um parecer contrário, o conselho editorial enviará o trabalho a um terceiro avaliador.
- Depois de submeter o trabalho, o autor poderá acompanhar o processo logando-se na página.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
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PROCESSO DE REVISÃO POR PARES
A RN conta com um corpo editorial permanente e avaliadores ad hoc. Tanto os membros do corpo editorial quanto os avaliadores ad hoc são pesquisadores reconhecidos pela comunidade acadêmica. O processo de avaliação das submissões consiste das etapas:
1) Avaliação Desk Review realizada pelo Editor Geral e Assistentes de Editoração
Esse processo visa identificar se o artigo atende aos requisitos de foco e escopo da revista e se os resultados atingem o nível de significância relevante para a pesquisa em administração e áreas afins. Em seguida, o artigo será verificado num detector de plágio, para confirmação do ineditismo, sendo que, para ser aceito, o artigo não pode ter mais do que 3% de coincidências.
Este processo ocorre em no máximo 20 dias, sendo que o(s) autor(es) serão informados, por e-mail, se o artigo: a) irá para a etapa seguinte de avaliação; b) ajustes devem ser realizados e uma nova submissão deverá ser feita; c) não há interesse de publicação para a revista.
2) Etapa de avaliação Double-blind Review: Durante esta fase, o artigo passará por um processo de revisão por pares cegos (Double-blind review), onde será avaliado por pelo menos dois avaliadores da equipe da RN, sem que a autoria seja revelada. Eles utilizarão um formulário específico disponível no sistema para avaliar o material. O feedback da avaliação será fornecido por meio do sistema e um prazo médio de 30 dias será solicitado. Se os pareceres dos avaliadores forem contraditórios, um terceiro avaliador será chamado para avaliar o trabalho. Em caso de análise pelo terceiro avaliador, os editores da revista serão responsáveis pela decisão final sobre a publicação. Os autores serão capazes de monitorar o processo de avaliação através da seção de submissão, localizada na página da revista.
3) Decisão editorial: Depois de receber as avaliações dos editores, uma escolha será feita entre as opções: a) Aceitar, b) Corrigir Obrigatoriamente, c) Submeter para uma Nova Rodada ou d) Rejeitar.
a) Se a decisão for Aceitar, os autores serão notificados e receberão instruções sobre como ajustar, melhorar o conteúdo e/ou a forma do artigo, bem como revisar a gramática e a ortografia, se necessário.
Se a decisão for b) Corrigir Obrigatoriamente e c) Submeter para uma Nova Rodada, os autores receberão um e-mail com as orientações dos avaliadores sobre as correções necessárias e os ajustes que devem ser feitos dentro do prazo estabelecido. As correções devem ser destacadas no texto e postadas no sistema como um Documento Suplementar durante a primeira submissão. Se o artigo passar pela nova avaliação e as recomendações dos avaliadores forem seguidas, o artigo será Aceito e seguirá as instruções descritas na opção (a).
Se a escolha for d) Rejeitar, os autores serão notificados por e-mail com um resumo das avaliações, enfatizando os pontos críticos que levaram à decisão. Nesse caso, se os autores estiverem interessados, eles podem realizar uma nova submissão após realizarem as adequações recomendadas.
4) Aprovação para publicação: Somente após avaliação das melhorias de conteúdo, solicitadas pela RN, o artigo será aprovado para publicação.
Neste caso, os autores deverão preeencher os metadados para submissão. Caso o autor desejar a publicação na outra língua, uma versão final traduzida em Inglês será solicitada (versão final com ofício comprovando credenciais do tradutor), sob encargo do(s) autor(es).
PERIODICIDADE
Trimestral. Os números serão publicados, no primeiro mês do período (janeiro/março - abril/junho – julho/setembro - outubro/dezembro) de cada ano.
Política de Privacidade Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.