Por Onde Anda o Marketing de Relacionamento?
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2021v26n4p46-61Palavras-chave:
Marketing de Relacionamento, Práticas Contemporâneas de Marketing, CRMResumo
O objetivo deste artigo teórico é propor uma discussão conceitual entre Marketing de Relacionamento (MR), Práticas Contemporâneas de Marketing (PCM) e Customer Relationship Management (CRM), por meio de um framework que apresente a “relação” entre esses três construtos e com isso sugerir uma agenda de pesquisa na área. A metodologia empregada foi a revisão narrativa. O método baseia-se na análise de literatura, interpretação e análise crítica do pesquisador. A pesquisa é pioneira ao englobar a discussão de três importantes conceitos: Marketing de Relacionamento, Práticas Contemporâneas de Marketing e CRM. Além disso, faz a proposição de uma agenda de pesquisas futuras. Os principais resultados incluem a criação de um framework teórico e proposição de agenda de pesquisa envolvendo Marketing de Relacionamento, Práticas Contemporâneas de Marketing e CRM. Este estudo contribui para a reflexão sobre conceitos de marketing de relacionamento envolvendo os novos modelos de relação, considerando as novas tecnologias e conexões estabelecidas a partir delas. As práticas de marketing aplicadas ao marketing de relacionamento e as ferramentas tecnológicas utilizadas para tal são desafios contemporâneos que merecem atenção por parte de profissionais e pesquisadores da área.
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