A Influência do Desempenho Sustentável no Desempenho de Mercado das Empresas

Autores

  • Janine Patrícia Jost Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Adriana Kroenke Universidade Regional de Blumenau - FURB.
  • Nelson Hein Universidade Regional de Blumenau - FURB.
  • Ronaldo Leão de Miranda Universidade Regional de Blumenau - FURB.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2021v26n2p6-19

Palavras-chave:

Desempenho Sustentável, Desempenho de Mercado, Sustentabilidade.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a influência do desempenho sustentável no desempenho do mercado das empresas listadas na bolsa de valores dos vinte países mais sustentáveis do mundo. Para atingir este objetivo, realize uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa das empresas listadas na bolsa de valores de vinte países mais sustentáveis do mundo de acordo com o Índice de Desempenho Ambiental (EPI), originando uma amostra de 1.027 empresas. Os dados foram coletados na base de dados Thomson Reuters® e declaram respeito no período de 2008 a 2017. A sustentabilidade foi mensurada a partir de indicadores ambientais (uso de recursos, inovação, inovação ambiental), força de trabalho social, direitos humanos, comunidade e responsabilidade por produto) e economia financeira (ROA, ROE e ROS), e para sintetizar esses indicadores utilizados, é o método multicritério de avaliação com base na distância da solução média (EDAS). O desempenho do mercado foi mensurado a partir da sintetização de cinco indicadores: Q de Tobin, Market-to-book, preço das ações, lucro por ação e índice Preço / Lucro. A partir da mensuração do desempenho sustentável e do desempenho do mercado, foi possível analisar e definir o sentido causal entre eles. Os resultados obtidos, apesar do baixo poder explicativo encontrado entre o desempenho sustentável e o desempenho do mercado, destacam-se neste estudo o fato de que ao longo dos anos a sustentabilidade vem conquistando seu espaço no mercado. Percebe-se que o poder explicativo de desempenho sustentável em relação ao desempenho de mercado foi aplicado ao longo dos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janine Patrícia Jost, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação em Ciências Contábeis (2011), pela Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA). Especialização em Auditoria Contábil e Controladoria (2015), pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI). Mestrado em Ciências Contábeis (2018) pela Universidade de Blumenau (FURB).

Adriana Kroenke, Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Possui graduação em Matemática (2007), mestrado em Ciências Contábeis (2009) pela Universidade Regional de Blumenau e doutorado pelo Programa de Métodos Numéricos e Engenharia da Universidade Federal do Paraná (2014). Professora do Departamento de Matemática da Universidade Regional de Blumenau desde 2010. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau.

Nelson Hein, Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Graduado em Ciências (1987) e em Matemática (1988) pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, especialista em Ensino de Ciências / Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (1990). Mestrado (1994) e Doutorado (1998) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui Pós-Doutorado pelo IMPA - Associação Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2003) e pela Anderson School of Management da Universidade do Novo México (EUA), concluído em 2011.  Atualmente é professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Regional de Blumenau.

Ronaldo Leão de Miranda, Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração - PPGCC - PPGAD na Universidade Regional de Blumenau - FURB (Santa Catarina). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (Santa Catarina). Bacharel em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Santo Ângelo (Rio Grande do Sul) (CRA - RS nº 048716).

Publicado

2021-09-07

Como Citar

Jost, J. P., Kroenke, A., Hein, N., & Miranda, R. L. de. (2021). A Influência do Desempenho Sustentável no Desempenho de Mercado das Empresas. Revista De Negócios, 26(2), 6–19. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2021v26n2p6-19

Edição

Seção

Articles