A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO DE CONSUMO SOBRE A QUALIDADE PERCEBIDA DE ALIMENTOS CONSUMIDOS FORA DE CASA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n1p60-75Palavras-chave:
Comportamento do consumidor, Consumo de alimentos, Serviço de alimentaçãoResumo
O objetivo deste trabalho foi verificar se o ambiente onde dá o consumo influencia a percepção de qualidade do alimento por parte do consumidor. Para tanto, utilizou-se como base a pesquisa de Edwards et al. (2000), que revelou que o ambiente produz influência sobre a percepção de qualidade do alimento. Por meio de um método experimental, foram servidas a mesma refeição em três ambientes distintos, para o mesmo grupo de indivíduos. Os ambientes foram classificados de baixo, médio e alto valor de serviço agregado, de acordo com o nível de serviços oferecidos. A amostra de 50 trabalhadores de nível médio pertence a uma empresa comercial de uma capital do Centro-Oeste brasileiro. Para avaliar as respostas dos indivíduos foram utilizadas algumas técnicas como a análise discriminante e a análise de variância. Dentre os resultados, observou-se que os indivíduos amostrados conseguem diferenciar os ambientes parcialmente, pois consideram o ambiente convencional (média sofisticação) como sendo o melhor.Downloads
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Publicado
2008-11-25
Como Citar
Almeida, E. da C., Lima Filho, D. de O., & Lucena da Silva, D. M. (2008). A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO DE CONSUMO SOBRE A QUALIDADE PERCEBIDA DE ALIMENTOS CONSUMIDOS FORA DE CASA. Revista De Negócios, 13(1), 60–75. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n1p60-75
Edição
Seção
Artigos
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