JOVENS EMPREENDEDORES ESTÃO PREPARADOS PARA EMPREENDER EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA?

Autores

  • Francisco Ricardo Bezerra Fonsêca Universidade Federal de Pernambuco
  • Sérgio Benício C. de Mello Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Christianni Coutinho Marçal Universiade Federal de Pernambuco
  • Maria Iraê de Souza Correa Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n3p67-80

Palavras-chave:

Empreendedorismo – Âncoras de carreira – Intenções de empreender

Resumo

O empreendedorismo se apresenta (teórica e praticamente) como um fenômeno abrangente capaz de fomentar uma infinidade de questões frente à realidade dinâmica e complexa dos negócios contemporâneos em que está inserido. Este objetiva explorar os fatores que influenciam a intenção de empreender dos estudantes egressos e concluintes de cursos de base tecnológica de uma grande universidade brasileira. O estudo foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa onde foram efetuadas entrevistas em profundidade. No plano analítico foi utilizada análise de conteúdo, que compreende o processo de transcrição dos relatos dos entrevistados, codificação dos conteúdos e interpretação de seus significados. A categoria vontade (i.e. ato do ser humano de escolher livremente praticar ou não certos atos) foi apontado como um dos fatores fundamentais na influência da intenção do ato de empreender. O perfil auto-percebido dos empreendedores, que corrobora com a idéia de âncora de carreira, embasamento teórico do estudo, foi evidenciado como um achado empírico relevante onde a âncora de carreira gerencial revelou-se com maior freqüência. Ao final, sugestões de pesquisas futuras são apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Ricardo Bezerra Fonsêca, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor assistente 1 da UFPE, lotado no Campus Acadêmico do Agreste (CAA) e pesquisador do grupo de pesquisa Grupo de Estudo e Pesquisa em Tecnologia, Estudos Culturais e Consumo (GTEC/UFPE).

Sérgio Benício C. de Mello, Universidade Federal de Pernambuco

Ph.D em Marketing pela City University (Cass Business School), Londres, Reino Unido. Pesquisador do CNPq, membro da comissão de avaliação de área da CAPES, professor associado 1 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lotado no Departamento de Ciências Administrativas (DCA) e coordenador do grupo de pesquisa Grupo de Estudo e Pesquisa em Tecnologia, Estudos Culturais e Consumo (GTEC/UFPE).

Maria Christianni Coutinho Marçal, Universiade Federal de Pernambuco

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisadora do grupo de pesquisa Grupo de Estudo e Pesquisa em Tecnologia, Estudos Culturais e Consumo (GTEC/UFPE), professora titular da FAFIRE, da Faculdade Maurício de Nassau e da Faculdade Boa Viagem (FBV), participante do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Marketing da FAFIRE.

Maria Iraê de Souza Correa, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisadora do grupo de pesquisa Grupo de Estudo e Pesquisa em Tecnologia, Estudos Culturais e Consumo (GTEC/UFPE), Professora Substituta do curso de Administração da UFPE.

Publicado

2009-02-02

Como Citar

Bezerra Fonsêca, F. R., C. de Mello, S. B., Coutinho Marçal, M. C., & de Souza Correa, M. I. (2009). JOVENS EMPREENDEDORES ESTÃO PREPARADOS PARA EMPREENDER EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA?. Revista De Negócios, 13(3), 67–80. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n3p67-80

Edição

Seção

Artigos