RESPONSABILIDADE SOCIAL E ASPECTOS AMBIENTAIS EM EMPRESAS FAMILIARES: UM ESTUDO MULTICASOS NO AGRONEGÓCIO

Autores

  • Lesley Carina do Lago Attadia Galli Universidade Estadual Paulista, UNESP
  • Arthur Morgado Janones Universidade Estadual Paulista, UNESP
  • André Cavalcante da Silva Batalhão Univerisidade Federal de Goiás http://orcid.org/0000-0002-3560-9356
  • Rafael Altafin Galli Universidade Estadual de Minas Gerais, UEMG

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2018v23n4p47-69

Palavras-chave:

Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável, Stakeholder, Empresa Familiar.

Resumo

O conceito de responsabilidade social pode ser definido como a forma de gestão que preza pela relação ética e transparente da empresa com todas as partes interessadas com os quais ela se relaciona. Mesmo que a demanda por ações de cunho sócio- responsável seja evidente, não são todas as organizações que tem capacidade de coloca-las em prática, e quando o assunto são as empresas familiares, esta realidade é a ainda mais distante, visto que muitas destas empresas não sabem como pensar a responsabilidade social estrategicamente. Este trabalho fez um mapeamento das ações de responsabilidade social e iniciativas relacionadas ao meio ambiente, articuladas por empresas familiares atuantes no agronegócio. Foi realizada uma pesquisa aplicada de caráter descritivo e abordagem qualitativa, utilizando como método de pesquisa o estudo multi-casos, com oito empresas familiares situadas no interior do estado de São Paulo, Brasil. Os resultados apontaram que a obrigatoriedade legal fomenta grande parte das ações das empresas familiares, em detrimento de ações voluntárias e espontâneas em prol de seus stakeholders.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lesley Carina do Lago Attadia Galli, Universidade Estadual Paulista, UNESP

Professora Assistente Doutora II na FCAV - UNESP - Jaboticabal/SP. É docente do Programa de Mestrado Profissional em Administração e do curso de Graduação em Administração, atuando como pesquisadora na área de empresas familiares e organizações agroindustriais. Na pós graduação ministra as disciplinas Administração Estratégica e Estudos Organizacionais. Na graduação é docente responsável pelo conjunto de disciplinas Teorias da Administração I, Teorias da Administração II, Estratégia Empresarial e Planejamento Estratégico.Doutora em Administração pela FEA -USP (2007), Mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar (2004) e graduada em Administração pela FEARP-USP, campus Ribeirão Preto (2000).

Arthur Morgado Janones, Universidade Estadual Paulista, UNESP

Graduado em Administração pela Universidade Estadual Paulista, UNESP.

André Cavalcante da Silva Batalhão, Univerisidade Federal de Goiás

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais na Universidade Federal de Goiás, Brasil, a pesquisador associado ao Center for Environmental and Sustainability Research (CENSE) na Universidade NOVA de Lisboa, Portugal.

Rafael Altafin Galli, Universidade Estadual de Minas Gerais, UEMG

Graduado em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, Especialista em Direito Trabalhista pela Faculdade Direito de Franca, Especialista em Educação Ambiental pela USP, Mestre em Direito pela Universidae de Ribeirão Preto.

Publicado

2019-05-07

Como Citar

Galli, L. C. do L. A., Janones, A. M., Batalhão, A. C. da S., & Galli, R. A. (2019). RESPONSABILIDADE SOCIAL E ASPECTOS AMBIENTAIS EM EMPRESAS FAMILIARES: UM ESTUDO MULTICASOS NO AGRONEGÓCIO. Revista De Negócios, 23(4), 47–69. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2018v23n4p47-69

Edição

Seção

Articles