POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO EM MERCADOS EMERGENTES (M.E.'S)

Autores

  • Heitor José Pereira Fundação Getulio Vargas
  • Alex Antônio Ferreira PUC- PR

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2002v7n2p%25p

Palavras-chave:

Empresas multinacionais, estratégias, mercados, planejamento empresarial

Resumo

O objetivo desse artigo é demonstrar as possibilidades estratégicas para a competição entre grandes organizações multinacionais entrantes e organizações locais, nos mercados emergentes e regionais, tomando como base às premissas da Escola do Posicionamento, sobretudo os conceitos de Forças Competitivas, Estratégias Genéricas e Cadeia de Valor. O estudo mostra também a diferença de empresas multinacionais no modo de ação, que pode partir de uma estratégia global ou de atuação multidoméstica e as implicações desses tipos nas estratégias dos atores locais ou regionais. Tais estratégias assumem quatro possibilidades (contendores, ampliadores, defensores e esquivadores), demonstrando que as empresas locais podem disputar o mercado com condições de igualdade ou com vantagens, em muitas situações. Conseguir levantar barreiras à entrada de competidores globais depende exclusivamente dos locais, através de suas competências.

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Publicado

2007-06-25

Como Citar

Pereira, H. J., & Ferreira, A. A. (2007). POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO EM MERCADOS EMERGENTES (M.E.’S). Revista De Negócios, 7(2). https://doi.org/10.7867/1980-4431.2002v7n2p%p

Edição

Seção

Artigos