Responsabilidade social e desenvolvimento sustentável: Um estudo de caso em uma companhia brasileira de alimentos processados

Autores

  • Eduardo Botti Abbade Doutorando em Agronegócios - UFRGS
  • Giana de Vargas Mores Pós-Graduação em Agronegócios (CEPAN) - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n2p27-43

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Assistencialismo, Cidadania Corporativa, Ética nos Negócios, Desempenho Social, Desempenho Ambiental.

Resumo

A responsabilidade social corporativa (RSC) e o desenvolvimento sustentável (DS) são temas de investigações acadêmicas que tem atraído grande atenção nas últimas décadas em virtude das necessidades sociais e ambientais. Também se considera que as empresas assumem um papel decisivo na manutenção e construção de um ambiente alinhado com as necessidades da sociedade e das gerações futuras. Este estudo é focado nas ações e iniciativas de uma grande empresa de alimentos processados – a Brasil Foods S.A. – objetivando fazer uma relação entre a teoria e as práticas dessa empresa em termos de RSC e DS. Os resultados demonstram que a empresa apresenta iniciativas em todas as importantes esferas da sustentabilidade. Entretanto considera-se que grande parte de suas ações sejam voltadas para as comunidades locais onde existem unidades da empresa instaladas. Além disso, também foram identificadas ações em prol do desenvolvimento de uma cadeia produtiva sustentável por meio do desenvolvimento de produtores rurais e capacitação de processos logísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Botti Abbade, Doutorando em Agronegócios - UFRGS

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutorando em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professor Assistente afastado do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Tem experiência na área de Marketing e Estratégias Organizacionais, com ênfase em pesquisa de marketing, análise estratégica e posicionamento de mercado. Áreas de interesse incluem teorias e estratégias organizacionais, marketing estratégico, tecnologias de informação e gestão, arranjos e configurações produtivas e sistemas agroindustriais.

Publicado

2013-07-01

Como Citar

Abbade, E. B., & Mores, G. de V. (2013). Responsabilidade social e desenvolvimento sustentável: Um estudo de caso em uma companhia brasileira de alimentos processados. Revista De Negócios, 18(2), 27–43. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n2p27-43

Edição

Seção

Artigos