TRINCHEIRA DE INFILTRAÇÃO EM SÉRIE COM RESERVATÓRIO DE ÁGUA DE CHUVA

Autores

  • Catiucia Keli Sievers Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Adilson Pinheiro Fundação Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.7867/1983-1501.2013v15n1p52-59

Palavras-chave:

Medidas compensatórias. Trincheira de infiltração. Aproveitamento de água da chuva. Drenagem urbana sustentável. Uso racional da água.

Resumo

A integração dos conceitos de drenagem urbana sustentável e de uso racional da água constitui-se em elemento essencial em novos empreendimentos implantados em áreas urbanas. Com isso, este trabalho tem por objetivo fornecer um instrumento de apoio para o pré-dimensionamento de duas medidas de controle do escoamento na fonte, a trincheira de infiltração e o reservatório de água de chuva, funcionando em série. O volume do reservatório de aproveitamento de água da chuva é obtido utilizando-se o método de Simulação, no qual os valores de entrada dependem da série histórica da precipitação diária, da área de cobertura de coleta e da demanda de água. Fixada a capacidade de armazenamento do reservatório, o volume excedente é descartado. Para a obtenção das dimensões da trincheira de infiltração, por sua vez, utilizaram-se os métodos da Curva Envelope e de PULS. No método de PULS considera-se o reservatório funcionando em série e, portanto, o valor de entrada é igual ao descarte do reservatório enquanto que o volume de saída depende da taxa de infiltração de água no solo. Os resultados obtidos indicam uma significativa redução no comprimento da trincheira quando se tem um dispositivo instalado em série. Além disso, as medidas de controle na fonte auxiliam na redução do escoamento superficial lançado no sistema de drenagem e na manutenção das funções hidrológicas em nível do lote.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-12

Como Citar

Sievers, C. K., & Pinheiro, A. (2014). TRINCHEIRA DE INFILTRAÇÃO EM SÉRIE COM RESERVATÓRIO DE ÁGUA DE CHUVA. Revista De Estudos Ambientais, 15(1), 52–59. https://doi.org/10.7867/1983-1501.2013v15n1p52-59

Edição

Seção

Artigo original