PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA POPULAÇÃO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)
DOI :
https://doi.org/10.7867/1983-1501.2017v19n2p55-69Mots-clés :
Percepção ambiental. Gestão Ambiental. Instituição de Ensino Superior.Résumé
A gestão ambiental na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) começou a ser implantada em 1998 e atualmente existe um sistema de gestão ambiental (SGA), porém ocorreram mudanças ao longo do período transcorrido. Constatada esta situação, o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção ambiental da população da FURB. Esta avaliação se deu a partir da aplicação de um formulário semiestruturado a uma amostra estratificada em docentes, discentes e técnico-administrativos. O formulário possuía questões abertas, de múltipla escolha e combinação dicotômica, e questões abertas. Os resultados apontaram que 85% dos respondentes de cada estrato da amostra possui interesse por notícias e reportagens sobre questão ambientais, preferindo encontrá-las no site da universidade, em e-mails e em cartazes. Os problemas ambientais que mais preocupam são a escassez e a poluição da água independente do estrato amostral considerado. Aproximadamente metade dos técnico-administrativos e docentes afirmaram perceber as ações da universidade voltadas para a economia de água e energia, enquanto que somente por volta de 20% dos discentes afirmaram percebê-las. Destas ações as que são mais percebidas são os cartazes e o sistema de torneiras econômicas. No que diz respeito ao conhecimento da política ambiental da FURB um terço dos técnico-administrativos e docentes a conhecem contra apenas 4% dos discentes, enquanto que o SGA da FURB é bem mais conhecido uma vez que 64, 46, e 7% dos docentes, técnico-administrativos e discentes, respectivamente o conhecem. Os respondentes ao se deparar com assuntos ambientais em meios de comunicação possuem uma visão pessimista e não percebem muitos avanços e melhorias na área ambiental. Como o SGA e a política ambiental da FURB são muito pouco conhecidos entre os discentes bem como são eles os que menos percebem as ações voltadas para a sustentabilidade esse estrato é o que mais necessita de atenção. Como foi observado que a comunicação digital e on-line é a preferida, este é um caminho a ser considerado para utilizar conceitos e diretrizes ambientais ofertados pelo SGA já existente junto com a educação ambiental para atingir todos os três estratos já que se constatou que a maioria se sente responsável pela qualidade e integridade do meio ambiente.