A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO EM UMA EMPRESA DO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS (PIM)
DOI :
https://doi.org/10.7867/1983-1501.2015v17n1p27-42Mots-clés :
Educação ambiental. Sistema de gestão integrado. Empresa do PIM.Résumé
O Sistema de Gestão Integrado (SGI) é um dos mais relevantes assuntos de interesse nas organizações produtivas, ganhando particular importância o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), sobretudo por contemplar aspectos diversos, entre eles a Educação Ambiental (EA). Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar as repercussões advindas da implantação de Programas de Educação Ambiental (PEA) por uma empresa do PIM, a qual possui SGI, buscando identificar as melhorias que ocorrem no ambiente organizacional, principalmente nas práticas dos colaboradores da empresa estudada. Com pesquisa empírica do tipo descritiva, sobretudo na forma de trabalho de campo, as análises quantitativas foram desenvolvidas a partir do Pacote Estatístico para as Ciências Sociais (SPSS). Os resultados revelaram que 93% dos respondentes apontaram que sua empresa realiza coleta seletiva, entretanto apenas 46,7% dos respondentes se consideram como responsáveis por encontrar soluções para as problemáticas ambientais. A conclusão é a de que os PEA trazem melhorias não só para a empresa, tal como a redução do consumo de recursos naturais (água e energia) e geração de receita com a venda dos resíduos, mas também para a sociedade, como a geração de emprego e renda aos catadores com a coleta seletiva e reciclagem de resíduos. Todavia enfatiza-se a necessidade de uma maior conscientização dos colaboradores para buscar soluções para as problemáticas ambientais.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2015-12-17
Comment citer
Ribeiro de França, P. A., Guimarães, M. da G. V., & Andrade, J. B. L. de. (2015). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO EM UMA EMPRESA DO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS (PIM). Revista De Estudos Ambientais, 17(1), 27–42. https://doi.org/10.7867/1983-1501.2015v17n1p27-42
Numéro
Rubrique
Artigo original