INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÕES QUALI-QUANTITATIVAS COMO FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS

Auteurs-es

  • Paulo Tarso Sanches de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Dulce Buchala Bicca Rodrigues Universidade de São Paulo
  • Teodorico Alves Sobrinho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Elói Panachuki Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI :

https://doi.org/10.7867/1983-1501.2011v13n1p18-27

Mots-clés :

TMDLs. Regionalização de vazão. Vazões mínimas. Qualidade da água.

Résumé

As curvas Total Maximum Daily Loads (TMDLs) possibilitam verificar a carga total máxima diária de poluentes que um corpo d’água em condições críticas pode depurar. Essas, juntamente com o diagnóstico da qualidade da água são ferramentas importantes no gerenciamento de recursos hídricos. Deste modo, objetivou-se a integração de informações quali-quantitativas para a elaboração de curvas TMDL referentes ao Rio Anhanduí, Campo Grande, MS. Utilizaram-se as vazões de permanência e os parâmetros de qualidade da água do rio que foram analisados nas proximidades da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município. Verificou-se que a qualidade da água do Rio Anhanduí encontra-se em desacordo com os padrões de DBO5,20, fósforo total e coliformes totais estabelecidos para Classe 2, desde a montante do lançamento de efluentes da ETE. As curvas TMDL obtidas podem ser utilizadas para auxiliar o órgão ambiental no monitoramento e fiscalização da qualidade da água do Rio Anhanduí.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Paulo Tarso Sanches de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Engº Ambiental, Mestrando em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Bolsista de Mestrado FUNDECT.

Dulce Buchala Bicca Rodrigues, Universidade de São Paulo

Engº Ambiental, Mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos (UFMS). Doutoranda em Hidraulica e Saneamento (EESC - USP). Bolsista de Doutorado CNPq.

Teodorico Alves Sobrinho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Associado II. Departamento de Hidráulica e Transportes. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Bolsista do CNPq – PQ 2.

Elói Panachuki, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Prof. Dr. Adjunto IV, Departamento de Ciência do Solo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Téléchargements

Publié-e

2011-06-29

Comment citer

Oliveira, P. T. S. de, Rodrigues, D. B. B., Alves Sobrinho, T., & Panachuki, E. (2011). INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÕES QUALI-QUANTITATIVAS COMO FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS. Revista De Estudos Ambientais, 13(1), 18–27. https://doi.org/10.7867/1983-1501.2011v13n1p18-27

Numéro

Rubrique

Artigo original