DESAFIO AMBIENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS EM BIBLIOTECA

Autores/as

  • Maraína Souza Medeiros Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara
  • Pedro Henrique Pereira e Moreira Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara
  • Adilson Correia Goulart Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara
  • Éder Cairo Guimarães Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara
  • Eduardo Pereira Resende Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara
  • Rosiane Gonçalves Lima Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara

DOI:

https://doi.org/10.7867/1983-1501.2020v22n2p50-62

Palabras clave:

Educação ambiental. Sustentabilidade. Meio ambiente. Resíduos sólidos.

Resumen

Os resíduos sólidos que são descartados de maneira inadequada pela população, têm interferido significativamente na qualidade ambiental. Em consequência, estudos têm sido desenvolvidos para reduzir os efeitos deletérios causados por esses materiais. Nesse viés, o objetivo deste trabalho foi promover a sensibilização ambiental nos usuários e comunidade da Biblioteca Maria Gabriela Pacheco Pardey em relação aos benefícios oriundos do reaproveitamento de resíduos sólidos descartados através de um Desafio Ambiental, integrando meio ambiente e biblioteconomia. O projeto Desafio Ambiental foi realizado na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do IFG – Câmpus Itumbiara e contou com a participação de 124 alunos, 12 servidores e 1 funcionária terceirizada. As atividades desenvolvidas e fundamentadas na pesquisa-ação participante foram: “Lixo por Livro”; “Caça ao tesouro: Explorando o Acervo da Biblioteca” e “Oficina de Artes”. Ao final do Desafio, foram coletadas 8.631 latinhas de alumínio e 150 livros foram doados. Os resultados dessa experiência diferenciada proporcionaram uma reflexão acerca do papel educacional de uma biblioteca, da importância de ações de educação ambiental integradas ao tema resíduos sólidos e, principalmente, da troca de saberes entre os envolvidos no projeto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maraína Souza Medeiros, Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara

Possui mestrado em Meio Ambiente e Qualidade Ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU/Câmpus Umuarama (2015 a 2017). Possui curso de aperfeiçoamento em "Técnicas aplicadas ao Meio Ambiente" pelo Centro de Estudos e Formação (2014). É Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG Câmpus Itumbiara (2010 a 2013). Atuou como Petiana bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET) vinculado à SEsu/MEC e denominado "PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade" (2013 a 2014). Trabalhou como auxiliar de laboratório (estagiária) no laboratório de Controle de Qualidade de Águas da Companhia de Saneamento Básico do Estado de Goiás - Saneago S/A, regional de Itumbiara - GO (2011 a 2013). Atualmente, é auxiliar de biblioteca no Instituto Federal de Goiás, Campus Itumbiara (IFG) desde outubro de 2017.

Pedro Henrique Pereira e Moreira, Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara

Graduando em Bacharelado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal de Goiás - Câmpus Itumbiara. É Auxiliar de Biblioteca da mesma instituição (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Itumbiara) desde 2016.

 

Adilson Correia Goulart, Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara

Mestre em Meio Ambiente e Qualidade Ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Goiás - Câmpus Itumbiara (IFG). Servidor Técnico Administrativo no Instituto Federal de Goiás - Câmpus Itumbiara (IFG). Pesquisador no Núcleo de Pesquisa e Estudos em Química de Goiás com enfoque nas áreas de análise cromatográfica e otimização de métodos analíticos para determinação de compostos orgânicos poluentes em diferentes matrizes.

Éder Cairo Guimarães, Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara

Possui graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Norte do Paraná(2014) e especialização em Gestão Publica pela Faculdade Educacional da Lapa(2016). Atualmente é Auxiliar Administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Administração.

Eduardo Pereira Resende, Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara

Atualmente é Bibliotecário-Documentalista no Instituto Federal de Goiás, Campus Itumbiara. Possui Graduação em Propaganda e Marketing, Graduação em Biblioteconomia e Especialização em Gestão Pública. Adquiriu experiência em Administração Pública trabalhando no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Prefeitura Municipal de Goiânia, Vapt-Vupt Empresarial de Goiânia e Instituto Federal Goiano. Seu foco de atuação é Ciência da Informação, Biblioteconomia e Marketing.

Rosiane Gonçalves Lima, Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (1999). Especialização em Biblioteconomia pela Faculdades Integradas Jacarepaguá (2011). Atualmente é Bibliotecária - Instituto Federal de Goiás - Câmpus Itumbiara - GO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação e Administração em Centro de Documentação.

 

Publicado

2021-05-31

Cómo citar

Medeiros, M. S., Moreira, P. H. P. e, Goulart, A. C., Guimarães, Éder C., Resende, E. P., & Lima, R. G. (2021). DESAFIO AMBIENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS EM BIBLIOTECA. Revista De Estudos Ambientais, 22(2), 50–62. https://doi.org/10.7867/1983-1501.2020v22n2p50-62

Número

Sección

Artigo original