INVESTIGAÇÃO DE COLISÕES ENTRE AVES E AERONAVES NO BRASIL COM O USO DO DNA BARCODING
DOI:
https://doi.org/10.7867/1983-1501.2019v21n2p71-79Palabras clave:
DNA barcoding. Colisões. Aves. Aeronaves. Identificação.Resumen
Colisões entre aves e aeronaves são bastante frequentes, ameaçando vidas e causando perdas econômicas. A identificação das aves envolvidas nesses eventos pode ser importante para auxiliar as investigações de acidentes aéreos e subsidiar planos de manejo para reduzir os riscos em áreas críticas. Quando as aves envolvidas nas colisões não podem ser identificadas morfologicamente, pode ser empregado o DNA barcoding, sistema de identificação animal baseado em sequências padronizadas da subunidade I do gene mitocondrial da citocromo C oxidase (COI) que variam entre espécies. Atualmente o sistema conta com uma plataforma informatizada, denominada BOLD, que engloba bancos de sequências de referência autenticadas e uma ferramenta de busca. Entre 2014 e 2018, o Laboratório de DNA da Polícia Federal recebeu do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), para identificação, 109 materiais relacionados a 97 colisões distintas. O DNA Barcoding e o BOLD, juntamente com dados de ocorrência das espécies, possibilitaram a identificação de 83,5% dos materiais, apontando as aves envolvidas em 91,7% das colisões. Foram identificados 23 gêneros e espécies distintas, sendo Coragyps atratus, Caracara plancus, Vanellus chilensis e Fregata magnificens as mais frequentes. Poucas espécies estão envolvidas na maior parte das colisões e, assim, ações que tenham por objetivo diminuir o risco destes eventos devem priorizá-las.