GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM CONSULTÓRIOS ODONTOLÓGICOS DE TRÊS PASSOS/RS

Autores/as

  • Micaeli Berwaldt Saul Longhi UERGS
  • Ramiro Pereira Bisognin Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Eduardo Lorensi de Souza Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Danni Maisa da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Robson Evaldo G. Bohrer Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7867/1983-1501.2018v20n2p49-61

Palabras clave:

Consultórios odontológicos. Resíduos de serviços de saúde. Gerenciamento.

Resumen

Os geradores de resíduos de serviços de saúde (RSS) devem possuir o Plano de Gerenciamento de RSS (PGRSS) que tem como intuito planejar as formas de gerenciamento, acondicionamento e disposição dos resíduos gerados nos estabelecimentos de saúde. Diante de tal relevância, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o gerenciamento dos resíduos de saúde em diferentes consultórios odontológicos do município de Três Passos/RS. A metodologia adotada foi de cunho quali-quantitativa, aplicando-se um questionário a 28 dos 46 consultórios odontológicos particulares, com o intuito de caracterizar os tipos de resíduos de saúde gerados, quantificar seu volume e identificar as formas de disposição final. Verificou-se que os principais resíduos gerados nos consultórios são pertencentes ao Grupo A, resíduos biológicos. Somente 10 consultórios forneceram informações sobre número de pacientes e volume de resíduos gerados. Foi identificado também que os profissionais possuem pouco entendimento sobre as formas de disposição final que a empresa responsável pela coleta dá aos RSS. Dos consultórios estudados, sete não possuíam PGRSS. Desta forma, fica evidente a atenção que é necessária se dar ao gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, para que as legislações vigentes sejam atendidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Micaeli Berwaldt Saul Longhi, UERGS

Gestora Ambiental

Ramiro Pereira Bisognin, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Engenheiro Ambiental. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Mestre em Tecnologia Ambiental. Doutor em Engenharia Civil - Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Eduardo Lorensi de Souza, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Engenheiro Agrônomo. Mestre e Doutor em Ciência do Solo. Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Danni Maisa da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Engenheira Agrônoma. Mestre em Agronomia e Doutora em Ciência do Solo. Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Robson Evaldo G. Bohrer, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Engenheiro Ambiental. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Mestre em Tecnologia Ambiental. Doutor em Engenharia Civil - Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Publicado

2019-06-06

Cómo citar

Longhi, M. B. S., Bisognin, R. P., Souza, E. L. de, Silva, D. M. da, & Bohrer, R. E. G. (2019). GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM CONSULTÓRIOS ODONTOLÓGICOS DE TRÊS PASSOS/RS. Revista De Estudos Ambientais, 20(2), 49–61. https://doi.org/10.7867/1983-1501.2018v20n2p49-61

Número

Sección

Artigo original