CARBONO E NITROGÊNIO NAS CLASSES DE AGREGADOS DE UM SOLO SUBMETIDO À APLICAÇÃO DE CAMA DE FRANGO

Autores/as

  • Kelly Dayana Benedet Maas Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG.
  • Cristiane Ramos Vieira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Oscarlina Lúcia dos Santos Weber Universidade Federal de Mato Grosso.
  • Sulamirtes Suellen de Amorim Magalhães Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.7867/1983-1501.2017v19n2p6-16

Palabras clave:

Estado de agregação. Adubo orgânico. Área agrícola. Área nativa.

Resumen

A matéria orgânica é composta basicamente de carbono e de nitrogênio e um dos seus papéis é a estruturação do solo. Portanto, seu revolvimento ou retirada da área de plantio pode prejudicar a qualidade física do solo. Diante dessa característica, desenvolveu-se estudo para verificar a influência dos teores de carbono e de nitrogênio nos agregados do solo submetido à aplicação de cama de frango. O estudo foi realizado em área submetida ao plantio direto e adubada com cama de frango. A amostragem do solo foi realizada em mini trincheiras de 60x60x60 cm em delineamento inteiramente casualizado, utilizando parcelas subdivididas em três profundidades: 0-10 cm, 10-20 cm e 20-30 cm. A separação das classes de agregados foi via seca. Nas amostras de cada classe determinaram-se os teores de C e de N, verificando-se que os teores de C, N e de matéria orgânica foram superiores nas camadas superficiais do solo. Portanto, o acúmulo de matéria orgânica no sistema de plantio direto com aplicação de cama de frango pode melhorar a estabilidade dos agregados e assim, a estrutura do solo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kelly Dayana Benedet Maas, Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG.

Possui graduação em Tecnologia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2005) e mestrado em Ciências Florestais e Ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010), Doutora do Programa de Pós-graduação em Agricultura Tropical - UFMT. Atualmente é professora do curso de Engenharia ambiental do Centro Universitário de Várzea Grande.

Cristiane Ramos Vieira, Universidade Federal de Mato Grosso

Engenheira Florestal, Mestre em Ciências Florestais e Ambientais, Doutora em Agricultura Tropical

Oscarlina Lúcia dos Santos Weber, Universidade Federal de Mato Grosso.

Possui graduação em Agronomia e em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (1979), mestrado (1984) e doutorado (2000) em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Engenheira Agrônomo (1979 a 2008) da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária-UFMT. Atualmente é Prof Adjunto do Departamento de Solos e Engenharia Rural - FAMEV/UFMT.

Sulamirtes Suellen de Amorim Magalhães, Universidade Federal de Mato Grosso

Engenheira Agrônoma, Mestre em Agricultura Tropical, Doutoranda em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Publicado

2018-05-25

Cómo citar

Maas, K. D. B., Vieira, C. R., Weber, O. L. dos S., & Magalhães, S. S. de A. (2018). CARBONO E NITROGÊNIO NAS CLASSES DE AGREGADOS DE UM SOLO SUBMETIDO À APLICAÇÃO DE CAMA DE FRANGO. Revista De Estudos Ambientais, 19(2), 6–16. https://doi.org/10.7867/1983-1501.2017v19n2p6-16

Número

Sección

Artigo original