PERCEPÇÃO DE DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS URUTAÍ SOBRE OS PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAS DA ATUALIDADE

Autores/as

  • Guilherme Malafaia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí
  • Marcelo Rosa dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí
  • Maria Augusta Gonçalves Fujaco Universidade Federal de Ouro Preto
  • André Luis da Silva Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí
  • Aline Sueli de Lima Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí

DOI:

https://doi.org/10.7867/1983-1501.2011v13n1p62-76

Palabras clave:

Problemática ambiental. Percepção ambiental. Educação ambiental. Ensino superior.

Resumen

No presente trabalho analisaram-se as percepções sobre os problemas ambientais reveladas pelos discentes de oito cursos superiores do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí e algumas instâncias relacionadas a essas percepções, como a abordagem da Educação Ambiental (EA) nos cursos. Para isso, um questionário objetivo foi aplicado a 191 alunos. Observou-se que os alunos possuem uma boa percepção sobre o significado de problemas ambientais e que atribuem aos problemas “poluição dos recursos hídricos”, “poluição do ar”, “escassez de água potável”, o status de problemas mais preocupantes e de maior gravidade. A maioria dos discentes reconhece a sociedade como sendo a responsável por causar os problemas ambientais e também por solucioná-los e reconhece a importância das discussões sobre a temática ambiental para a sua formação profissional, bem como a necessidade da inserção dessa temática em todas as disciplinas. Entretanto, verificou-se que em alguns cursos investigados, a EA é pouco valorizada e que as percepções dos discentes destoam um pouco de suas atitudes práticas. Assim, reforça-se a necessidade de se estimular a abordagem da EA nos cursos superiores, para que mesmo aqueles aparentemente distantes da temática ligada ao meio ambiente possam contribuir para a formação da consciência ambiental em seus formandos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guilherme Malafaia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí

Possui graduação em Ciências Biológicas/Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas também pela UFOP. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí, Vice-coordenador do curso de Ciências Biológicas e leciona para os cursos de Agronomia/Bacharelado, Tecnologia em Irrigação e Drenagem, Tecnologia em Gestão Ambiental, Técnico Integrado em Agropecuária e Ciências Biológicas/Licenciatura. Além disso, é pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais e Biológicas do IF Goiano Campus Urutaí e atua nas seguintes linhas de pesquisas: aspectos das ciências médicas e biológicas na saúde pública, avaliação e monitoramento de ecossistemas fluviais, bioética e saúde pública, educação ambiental, impactos ambientais nos ambientes urbanos, informações médicas e biológicas disponibilizadas na internet, percepções ambientais e saberes sociais, qualidade ecológica de ambientes fluviais, saneamento ambiental e uso de águas residuárias na irrigação de espécies vegetais florestais.

Publicado

2011-06-29

Cómo citar

Malafaia, G., dos Santos, M. R., Fujaco, M. A. G., Castro, A. L. da S., & Rodrigues, A. S. de L. (2011). PERCEPÇÃO DE DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS URUTAÍ SOBRE OS PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAS DA ATUALIDADE. Revista De Estudos Ambientais, 13(1), 62–76. https://doi.org/10.7867/1983-1501.2011v13n1p62-76

Número

Sección

Artigo original