AJUSTES DE METODOLOGIA DE ENSINO PARA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONSIDERANDO A UNIDADE ESPACIAL BACIA HIDROGRÁFICA

Autores/as

  • Jacqueline Aparecida Araujo Amaral
  • Alexandre Marco da Silva UNESP

DOI:

https://doi.org/10.7867/1983-1501.2010v12n1p6-14

Palabras clave:

Educação Ambiental. Pedagogia do Projeto. Bacia Hidrográfica. Metodologia de ensino.

Resumen

Partindo-se do conceito de Educação Ambiental proposto pela I.U.C.N. na década de 1970 e considerando algumas das principais metodologias de ensino praticadas em atividades de Educação Ambiental, o presente artigo tem como objetivo discorrer sobre o método da Pedagogia do Projeto e propor algumas alterações de abordagem deste método, especialmente no âmbito da unidade de estudo. Para este estudo a unidade de estudo considerada é a bacia hidrográfica. São propostas e discutidas algumas técnicas de ensino, recursos didáticos e considerações sobre questionamentos que poderiam ser feitos aos alunos dentro do processo de aprendizado ou avaliação. Trata-se de uma proposta complementar a outras já existentes e que pode ser aplicada nas mais diversas situações ambientais e/ou socioeconômicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jacqueline Aparecida Araujo Amaral

Pedagoga pela Universidade de Sorocaba – UNISO. Vem trabalhando em escolas públicas e privadas, com iniciativas de aplicação de conceitos e abordagens de Educação Ambiental em seus trabalhos.

Alexandre Marco da Silva, UNESP

Publicado

2010-07-19

Cómo citar

Amaral, J. A. A., & da Silva, A. M. (2010). AJUSTES DE METODOLOGIA DE ENSINO PARA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONSIDERANDO A UNIDADE ESPACIAL BACIA HIDROGRÁFICA. Revista De Estudos Ambientais, 12(1), 6–14. https://doi.org/10.7867/1983-1501.2010v12n1p6-14

Número

Sección

Artigo original