A RELAÇÃO DO SETOR INDUSTRIAL COM A MUDANÇA DO CLIMA: UMA AVALIAÇÃO CIENCIOMÉTRICA

Authors

  • Hugo de Oliveira Barbosa Programa de Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade de Brasília. Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais e Limnológicas – NEPAL, Faculdade UnB de Planaltina.
  • Leonardo Fernandes Gomes Programa de Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade de Brasília. Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais e Limnológicas – NEPAL, Faculdade UnB de Planaltina.
  • Hasley Rodrigo Pereira Programa de Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade de Brasília. Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais e Limnológicas – NEPAL, Faculdade UnB de Planaltina.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1983-1501.2018v20n1p21-28

Keywords:

Mudanças ambientais. Emissões atmosféricas. Eficiência energética. Mitigação. Gases estufa.

Abstract

O mundo está em alerta em relação às mudanças ambientais globais, seus efeitos sobre a biodiversidade e na capacidade de resiliência dos ecossistemas, o que leva à necessidade de pesquisas que proponham medidas mitigatórias, principalmente do setor industrial, para esses impactos antrópicos. Por meio de uma avaliação cienciométrica, as tendências globais de publicações sobre o clima em um contexto industrial foram investigadas. Nos últimos anos, um crescente número de pesquisas aborda as contribuições do setor industrial nas mudanças climáticas e as propostas de políticas públicas para mitigação dessas alterações. Esses resultados mostram que apesar das barreiras para a implementação dessas medidas de redução na emissão de gases de efeito estufa e inúmeras incertezas, mudanças nos modelos de produção industrial e nos padrões de consumo da sociedade, em nível global, são indispensáveis para o futuro do planeta.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-12-19

How to Cite

Barbosa, H. de O., Gomes, L. F., & Pereira, H. R. (2018). A RELAÇÃO DO SETOR INDUSTRIAL COM A MUDANÇA DO CLIMA: UMA AVALIAÇÃO CIENCIOMÉTRICA. Revista De Estudos Ambientais, 20(1), 21–28. https://doi.org/10.7867/1983-1501.2018v20n1p21-28

Issue

Section

Artigo original