DISTRIBUIÇÃO DO CARBONO ORGÂNICO E DO NITROGÊNIO TOTAL NAS FRAÇÕES GRANULOMÉTRICAS DE UM LATOSSOLO SOB DIFERENTES TIPOS DE VEGETAÇÕES

Authors

  • Cristiane Ramos Vieira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Oscarlina Lúcia dos Santos Weber Universidade Federal de Mato Grosso.
  • Débora Curado Jardini Universidade Federal de Mato Grosso.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1983-1501.2015v17n1p43-53

Keywords:

Tectona grandis. Pastagem. Fracionamento físico. Cultivo florestal.

Abstract

A matéria orgânica é responsável pela qualidade das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. Entender como se dá sua distribuição nas frações do solo permite desenvolver estratégias que possibilitem o adequado crescimento dos cultivos. Diante do exposto, o estudo teve por objetivo verificar os efeitos da distribuição de carbono e de nitrogênio total nas frações granulométricas de um latossolo em diferentes tipos de vegetações, localizadas na fazenda Paraná, em Brasnorte - MT. Para o estudo foram escolhidas quatro áreas: cobertura vegetal de floresta secundária (FS), sob Floresta Ombrófila Aberta; pastagem (PA); plantio de teca (Tectona grandis L. F.) com treze anos (T13) e teca com dezenove anos (T19). Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado para a coleta do solo nas profundidades 0 a 5, 5 a 10 e 10 a 20 cm. Nas áreas dos plantios de T. grandis as amostras de solo foram coletadas nas áreas de projeção da copa e nas entrelinhas e, nas áreas de pastagem e de Floresta Secundária, a coleta foi aleatória. Houve predomínio da fração silte/argila em todos os sistemas de cultivo estudados, com relação ao percentual de solo recuperado após o fracionamento. Isso possibilitou o aumento no teor de matéria orgânica, elevadas concentrações de carbono orgânico total e, consequentemente, o aumento na relação C/N, predominando assim, o processo de imobilização, principalmente, nos plantios de teca.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cristiane Ramos Vieira, Universidade Federal de Mato Grosso

Engenheira Florestal, Mestre em Ciências Florestais e Ambientais, Doutora em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é professora do curso de Agronomia da Universidade de Cuiabá.

Oscarlina Lúcia dos Santos Weber, Universidade Federal de Mato Grosso.

Possui graduação em Agronomia e em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (1979), mestrado (1984) e doutorado (2000) em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Engenheira Agrônomo (1979 a 2008) da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária-UFMT. Atualmente é Prof Adjunto do Departamento de Solos e Engenharia Rural - FAMEV/UFMT.

Débora Curado Jardini, Universidade Federal de Mato Grosso.

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2010). Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora de Ensino Profissionalizante no Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG no curso de Técnico em Agronegócio, atuando nas disciplinas de Mercado Agrícola e Agroindustrial e Comercialização de Produtos.

Published

2015-12-17

How to Cite

Vieira, C. R., Weber, O. L. dos S., & Jardini, D. C. (2015). DISTRIBUIÇÃO DO CARBONO ORGÂNICO E DO NITROGÊNIO TOTAL NAS FRAÇÕES GRANULOMÉTRICAS DE UM LATOSSOLO SOB DIFERENTES TIPOS DE VEGETAÇÕES. Revista De Estudos Ambientais, 17(1), 43–53. https://doi.org/10.7867/1983-1501.2015v17n1p43-53

Issue

Section

Artigo original