GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DA ORLA MARÍTIMA. ESTUDO DE CASO: CONFLITOS DE USO DO CANAL DA BARRA DA LAGOA (ILHA DE SANTA CATARINA, BRASIL)

Autores

  • Neres de Lourdes da Rosa Bitencourt UFSC
  • Eduardo Juan Soriano-Sierra UFSC

DOI:

https://doi.org/10.7867/1983-1501.2008v10n1p65-73

Palavras-chave:

Gestão Ambiental. Orla Marítima. Canal Lagunar. Conflitos de uso e ocupação. Ilha de Santa Catarina. Brasil.

Resumo

O presente estudo trata da investigação dos usos e ocupações da orla do canal da Barra da Lagoa (Ilha de Santa Catarina, Brasil), sob a ótica dos atores locais. O objetivo do trabalho é subsidiar a gestão dos conflitos dessa área, a partir do conhecimento das pessoas que a usam e usufruem. Os procedimentos metodológicos envolveram entrevistas abertas e estruturadas com atores da comunidade local. Das respostas dos entrevistados destacam-se: a insatisfação quanto à privatização do entorno do canal, o descrédito sobre a atuação dos órgãos governamentais e a falta de legitimação dos instrumentos legais. A presente pesquisa contribui para a gestão ambiental de ecossistemas costeiros, uma vez que demonstra a percepção da comunidade local, evidenciando a necessidade da gestão integrada da orla marítima. Palavras-chave: Gestão Ambiental. Orla Marítima. Canal Lagunar. Conflitos de uso e ocupação. Ilha de Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

da Rosa Bitencourt, N. de L., & Soriano-Sierra, E. J. (2008). GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DA ORLA MARÍTIMA. ESTUDO DE CASO: CONFLITOS DE USO DO CANAL DA BARRA DA LAGOA (ILHA DE SANTA CATARINA, BRASIL). Revista De Estudos Ambientais, 10(1), 65–73. https://doi.org/10.7867/1983-1501.2008v10n1p65-73

Edição

Seção

Artigo original