INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÕES QUALI-QUANTITATIVAS COMO FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS

Autores

  • Paulo Tarso Sanches de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Dulce Buchala Bicca Rodrigues Universidade de São Paulo
  • Teodorico Alves Sobrinho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Elói Panachuki Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7867/1983-1501.2011v13n1p18-27

Palavras-chave:

TMDLs. Regionalização de vazão. Vazões mínimas. Qualidade da água.

Resumo

As curvas Total Maximum Daily Loads (TMDLs) possibilitam verificar a carga total máxima diária de poluentes que um corpo d’água em condições críticas pode depurar. Essas, juntamente com o diagnóstico da qualidade da água são ferramentas importantes no gerenciamento de recursos hídricos. Deste modo, objetivou-se a integração de informações quali-quantitativas para a elaboração de curvas TMDL referentes ao Rio Anhanduí, Campo Grande, MS. Utilizaram-se as vazões de permanência e os parâmetros de qualidade da água do rio que foram analisados nas proximidades da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município. Verificou-se que a qualidade da água do Rio Anhanduí encontra-se em desacordo com os padrões de DBO5,20, fósforo total e coliformes totais estabelecidos para Classe 2, desde a montante do lançamento de efluentes da ETE. As curvas TMDL obtidas podem ser utilizadas para auxiliar o órgão ambiental no monitoramento e fiscalização da qualidade da água do Rio Anhanduí.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Tarso Sanches de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Engº Ambiental, Mestrando em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Bolsista de Mestrado FUNDECT.

Dulce Buchala Bicca Rodrigues, Universidade de São Paulo

Engº Ambiental, Mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos (UFMS). Doutoranda em Hidraulica e Saneamento (EESC - USP). Bolsista de Doutorado CNPq.

Teodorico Alves Sobrinho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Associado II. Departamento de Hidráulica e Transportes. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Bolsista do CNPq – PQ 2.

Elói Panachuki, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Prof. Dr. Adjunto IV, Departamento de Ciência do Solo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Downloads

Publicado

2011-06-29

Como Citar

Oliveira, P. T. S. de, Rodrigues, D. B. B., Alves Sobrinho, T., & Panachuki, E. (2011). INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÕES QUALI-QUANTITATIVAS COMO FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS. Revista De Estudos Ambientais, 13(1), 18–27. https://doi.org/10.7867/1983-1501.2011v13n1p18-27

Edição

Seção

Artigo original