AJUSTES DE METODOLOGIA DE ENSINO PARA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONSIDERANDO A UNIDADE ESPACIAL BACIA HIDROGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1983-1501.2010v12n1p6-14Palavras-chave:
Educação Ambiental. Pedagogia do Projeto. Bacia Hidrográfica. Metodologia de ensino.Resumo
Partindo-se do conceito de Educação Ambiental proposto pela I.U.C.N. na década de 1970 e considerando algumas das principais metodologias de ensino praticadas em atividades de Educação Ambiental, o presente artigo tem como objetivo discorrer sobre o método da Pedagogia do Projeto e propor algumas alterações de abordagem deste método, especialmente no âmbito da unidade de estudo. Para este estudo a unidade de estudo considerada é a bacia hidrográfica. São propostas e discutidas algumas técnicas de ensino, recursos didáticos e considerações sobre questionamentos que poderiam ser feitos aos alunos dentro do processo de aprendizado ou avaliação. Trata-se de uma proposta complementar a outras já existentes e que pode ser aplicada nas mais diversas situações ambientais e/ou socioeconômicas.