PERSPECTIVAS DO PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS E EXEMPLOS DE CASO NO BRASIL

Autores

  • Eliane Maria Foleto Universidade Federal de Santa Maria
  • Michele Benetti Leite Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.7867/1983-1501.2011v13n1p6-17

Palavras-chave:

Serviço Ambiental. Pagamento por Serviço Ambiental. Provedor-recebedor. Projetos ambientais. Incentivo às políticas ambientais.

Resumo

Existem diversos serviços prestados pela natureza que são vitais para a sobrevivência dos seres vivos, os quais, no decorrer da história, não tiveram o devido valor reconhecido por parte do ser humano. Porém, com o atual estágio de degradação ambiental, torna-se cada vez mais difícil ter acesso a esses serviços e, com isso, eles começam a ser mais valorizados. Assim, surge a proposta do pagamento pelo Serviço Ambiental: a remuneração de pessoas, comunidades ou órgãos que garantem a manutenção destes serviços. É uma forma de incentivar os proprietários a considerarem o fator ambiental nas suas decisões em relação ao uso do solo e da vegetação. O objetivo deste trabalho foi de realizar um levantamento teórico sobre a temática do Serviço Ambiental e alguns projetos de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) existentes no Brasil, principalmente na questão da Produção de Água, a fim de formar um embasamento teórico sobre o assunto. Com o trabalho, pôde-se verificar que já existem projetos de Pagamento por Serviços Ambientais no Brasil, sobretudo relacionados à venda de Créditos de Carbono e à Produção de Água. Entretanto, dado o potencial natural do Brasil, acredita-se que este número poderia ser maior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Maria Foleto, Universidade Federal de Santa Maria

Profª. Drª. do Departamento de Geociências da UFSM, coordenadora do Laboratório de Hidrogeografia da Universidade Federal de Santa Maria

Michele Benetti Leite, Universidade Federal de Santa Maria

Engª. Florestal; Curso de Geografia Bacharelado; Estagiária da Fundação Mo’ã Estudos e Pesquisas para Proteção e o Desenvolvimento Ambiental; Laboratório de Hidrogeografia.

Downloads

Publicado

2011-06-29

Como Citar

Foleto, E. M., & Leite, M. B. (2011). PERSPECTIVAS DO PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS E EXEMPLOS DE CASO NO BRASIL. Revista De Estudos Ambientais, 13(1), 6–17. https://doi.org/10.7867/1983-1501.2011v13n1p6-17

Edição

Seção

Artigo original