Análise multivariada da heterogeneidade produtiva da agropecuária brasileira
DOI:
https://doi.org/10.7867/2317-5443.2022v10n3p7-37Palavras-chave:
Heterogeneidade produtiva, Desenvolvimento rural, Estrutura agrícola, Análise multivariada, ClustersResumo
Este trabalho tem o objetivo de avaliar a heterogeneidade produtiva na agropecuária brasileira, explorando as características dos estabelecimentos agropecuários em três eixos de análise: Estrutura Agrária e Econômica, Modernidade e Tecnológico. Especificamente, busca-se mapear as diferenças regionais dos produtores rurais brasileiros e identificar se existe um padrão de distribuição pelo território nacional. A metodologia utilizada foi uma análise exploratória e multivariada de clusters, que considerou um conjunto de variáveis atribuídas aos estabelecimentos agropecuários em nível microrregional e disponibilizadas pelo Censo Agropecuário 2017. As variáveis utilizadas foram relacionadas aos eixos determinados e construídas a partir da revisão de pesquisas que avaliaram o contexto das diferenças produtivas e de perfil dos produtores no setor agropecuário. Os resultados reforçam a ideia de um setor agropecuário heterogêneo, mesmo nos diferentes eixos. Ademais, a distribuição geográfica dos estabelecimentos agropecuários em agrupamentos pelo território nacional demonstra diferentes padrões e configurações de acordo com o perfil agrário e econômico, o acesso a estruturas de modernidade e a tecnologias. A pesquisa fornece elementos para conhecer a configuração recente da agropecuária brasileira.
Palavras-chave: Análise multivariada; Brasil; clusters; desenvolvimento rural; estrutura agrícola; heterogeneidade produtiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para textos publicados na Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional são do(a) autor(a) e co-autor(a/es), com direitos de primeira publicação para a revista. Por aparecerem neste periódico de acesso público, os textos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A RBDR permitirá o uso dos textos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de envio para bases de dados de acesso público. Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.