Gestão pública de turismo no litoral de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.7867/2317-5443.2022v10n2p135-162Palavras-chave:
Hospitalidade, Hostilidade, Stakeholders, Competitividade, Turismo.Resumo
Este artigo tem sua origem em uma pesquisa descritiva e explicativa, com abordagem qualitativa, cujo objetivo geral de analisar as relações de hospitalidade e hostilidade entre o poder público e seus múltiplos stakeholders, no contexto específico do setor de viagens e turismo no litoral paulista, relações que parecem ser determinantes para o incremento da competitividade regional. A partir dos resultados colhidos pode-se verificar que é recorrente (e cada vez mais consistente) a percepção de que a competitividade das destinações turísticas passa pela garantia da sustentabilidade (em todas suas vertentes) e a manutenção da produtividade ao longo do tempo. Aspectos como coordenação, integração e colaboração são reiteradamente mencionados na discussão teórica. As evidências apontam que oferecer hospitalidade (e não apenas serviços) se mostrou estratégico, e o estudo de casos múltiplos realizado corroborou essa conclusão.
Palavras-chave: Competitividade; hospitalidade; hostilidade; São Paulo; stakeholders; turismo.
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