Gestão pública de turismo no litoral de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2022v10n2p135-162

Palavras-chave:

Hospitalidade, Hostilidade, Stakeholders, Competitividade, Turismo.

Resumo

Este artigo tem sua origem em uma pesquisa descritiva e explicativa, com abordagem qualitativa, cujo objetivo geral de analisar as relações de hospitalidade e hostilidade entre o poder público e seus múltiplos stakeholders, no contexto específico do setor de viagens e turismo no litoral paulista, relações que parecem ser determinantes para o incremento da competitividade regional. A partir dos resultados colhidos pode-se verificar que é recorrente (e cada vez mais consistente) a percepção de que a competitividade das destinações turísticas passa pela garantia da sustentabilidade (em todas suas vertentes) e a manutenção da produtividade ao longo do tempo. Aspectos como coordenação, integração e colaboração são reiteradamente mencionados na discussão teórica. As evidências apontam que oferecer hospitalidade (e não apenas serviços) se mostrou estratégico, e o estudo de casos múltiplos realizado corroborou essa conclusão.

Palavras-chave: Competitividade; hospitalidade; hostilidade; São Paulo; stakeholders; turismo.

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Biografia do Autor

Aristides Faria Lopes dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Cubatão)

Professor do Curso Superior de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Cubatão). Doutor em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi.

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Publicado

2023-09-04

Como Citar

Lopes dos Santos, A. F. (2023). Gestão pública de turismo no litoral de São Paulo. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 10(2), 135–162. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2022v10n2p135-162

Edição

Seção

Artigos