O campo de ensino superior em cooperativismo no Rio Grande do Sul

Autores

  • Cinara Neumann Alves Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - ESCOOP Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Marco André Cadoná Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR da Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2022v10n1p75-97

Palavras-chave:

ensino superior, cooperativismo, campo social

Resumo

O artigo apresenta uma análise da estrutura de relações estabelecidas por docentes no campo de ensino superior em cooperativismo no Estado do Rio Grande do Sul - Brasil. Evidencia-se as ações e, principalmente, as posições dos docentes no campo de ensino superior em cooperativismo no Estado com base na noção de campo de Bourdieu, dados de uma pesquisa documental e de entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores e professores de cursos superiores em cooperativismo. Apresenta-se um breve histórico da construção dos cursos superiores em cooperativismo a partir da narrativa e posição dos agentes no campo. A partir da compreensão de quem são esses docentes apresenta-se, também, uma taxonomia dos docentes de ensino superior em cooperativismo no Rio Grande do Sul, identificando-se a presença de três categorias: os Docentes Institucionais, os Docentes Não Institucionais e os Docentes Mercadológicos. Observa-se, ao final, a existência de uma rede de atuação docente no âmbito da pós-graduação, reflexo também da estrutura de relações destes docentes. Os agentes desse campo estabelecem suas relações a partir da categoria de docente a qual pertencem, e validam os capitais que essa categoria apresenta. Mas há um processo em andamento, que dispõe e transforma essas relações e passa pela compreensão da construção histórica do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cinara Neumann Alves, Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - ESCOOP Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Link Currículo Lattes: ttp://lattes.cnpq.br/4713793055502999

Marco André Cadoná, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR da Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc

Link Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3668627092629545

Downloads

Publicado

2023-04-05

Como Citar

Neumann Alves, C., & Cadoná, M. A. (2023). O campo de ensino superior em cooperativismo no Rio Grande do Sul. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 10(1), 75–97. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2022v10n1p75-97

Edição

Seção

Artigos