O campo de ensino superior em cooperativismo no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.7867/2317-5443.2022v10n1p75-97Palavras-chave:
ensino superior, cooperativismo, campo socialResumo
O artigo apresenta uma análise da estrutura de relações estabelecidas por docentes no campo de ensino superior em cooperativismo no Estado do Rio Grande do Sul - Brasil. Evidencia-se as ações e, principalmente, as posições dos docentes no campo de ensino superior em cooperativismo no Estado com base na noção de campo de Bourdieu, dados de uma pesquisa documental e de entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores e professores de cursos superiores em cooperativismo. Apresenta-se um breve histórico da construção dos cursos superiores em cooperativismo a partir da narrativa e posição dos agentes no campo. A partir da compreensão de quem são esses docentes apresenta-se, também, uma taxonomia dos docentes de ensino superior em cooperativismo no Rio Grande do Sul, identificando-se a presença de três categorias: os Docentes Institucionais, os Docentes Não Institucionais e os Docentes Mercadológicos. Observa-se, ao final, a existência de uma rede de atuação docente no âmbito da pós-graduação, reflexo também da estrutura de relações destes docentes. Os agentes desse campo estabelecem suas relações a partir da categoria de docente a qual pertencem, e validam os capitais que essa categoria apresenta. Mas há um processo em andamento, que dispõe e transforma essas relações e passa pela compreensão da construção histórica do campo.
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