Mobilidade espacial da população: pressupostos teórico-metodológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2022v10n1p23-45

Palavras-chave:

Mobilidade espacial da população, Neomarxismo, Neoclássico, Migração.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal realizar uma discussão de caráter epistemológico referente às principais correntes que abordam o fenômeno da mobilidade espacial da população, assim como também das dificuldades metodológicas que existem no tratamento deste objeto. Para tanto, parte-se de uma revisão de literatura neoclássica e neomarxista, em especial, de referências que abordam o fenômeno da mobilidade espacial da população no período mais recente. Considera-se que, apesar de existirem distintas teorias e diferentes métodos de estudo do fenômeno da mobilidade espacial da população, não há uma teoria que explique a gama de tipologias e as diversas faces deste fenômeno. Isso se deve, de um lado, às mudanças na divisão territorial do trabalho e suas implicações para as relações de trabalho e a distribuição de renda e, de outro, às múltiplas escalas do espaço geográfico.

Palavras-chave | Brasil; escola neoclássica; escola neomarxista; migração; mobilidade espacial da população.

Classificação JEL | B59 R12 R23

Abstract

Spatial mobility of the population: theoretical-methodological assumptions

The main objective of this article is to conduct an epistemological discussion on the main currents that address the phenomenon spatial mobility of the population, as well as the methodological difficulties that exist in the treatment on this object. To this end, it is based on a review of neoclassical and neo-Marxist literature references that address the phenomenon in the most recent period. Although the existence of different theories and methods of studying the phenomenon on spatial mobility of the population, there is not any theory that explains the range of typologies and the various faces of this phenomenon. This is due, on the one hand, to changes in the territorial division of labour and its implications for labour relations and income distribution and, on the other, to the multiple scales of geographic space.

Keywords | Brazil; migration; Neoclassical School; Neomarxist School; spatial mobility of the population.

JEL Classification | B59 R12 R23

Resumen

Movilidad espacial de la población: presupuestos teórico-metodológicos

Este trabajo tiene como objetivo principal realizar una discusión epistemológica sobre las principales tendencias que abordan el fenómeno de la movilidad espacial de la población, así como también las dificultades metodológicas que existen al tratar este objeto. Para esto, empezamos con una revisión de la literatura neoclásica y neomarxista, sobre todo, de trabajos que abordan el fenómeno de la movilidad espacial de la población en el período más reciente. Se considera que, aunque existen diferentes teorías y diferentes métodos para estudiar el fenómeno de la movilidad espacial de la población, no existe una teoría que explique el rango de tipologías y múltiples facetas de este fenómeno. Esto se debe, por un lado, a los cambios en la división territorial del trabajo y sus implicaciones en las relaciones laborales y la distribución de la renta y, por otro, a las múltiples escalas del espacio geográfico.

Palabras clave | Brasil; escuela neoclásica; escuela neomarxista; migración; movilidad espacial de la población.

Clasificación JEL | B59 R12 R23

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurécio Cavalcante de Azevedo, Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2011) e mestrado em PLANEJAMENTO E DINÂMICAS TERRITORIAIS NO SEMIÁRIDO pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2019). Atualmente é professor da PREFEITURA MUNICIPAL DE RODOLFO FERNANDES e professor - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA DO RN. Doutorando em Demografia pela Univiersidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Demografia, com ênfase em Demografia, atuando principalmente no seguinte tema: dinâmica demográfica, mobilidade espacial da população, rede urbana. 

Josué Alencar Bezerra, Departamento de Geografia; Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido / Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Concluiu a Graduação e o Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi professor substituto do Departamento de Geografia da UFRN/Natal e atualmente é professor efetivo do Departamento de Geografia/Campus de Pau dos Ferros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), de onde faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES). É pesquisador do Núcleo de Estudos em Geografia Agrária e Regional (NuGAR). Atualmente é Coordenador Institucional junto à UERN do Curso de Doutorado Interinstitucional em Desenvolvimento Urbano (parceria MDU-UFPE/UERN) e avaliador do SINAES/MEC, para os atos autorizativos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores do Brasil. Desempenha a função de parecerista ad hoc de revistas científicas, incluindo a Revista Geografia - Londrina (01023888); Revista Mercator (19842201) e a Revista de Geografia da UFPE (01045490). Atualmente também exerce a função de Editor Chefe da revista GeoTemas (2236-255X). Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: reestruturação urbana e regional; urbanização contemporânea; rede urbana; mobilidade espacial da população; práticas espaciais urbanas; comércio e consumo urbanos.

Downloads

Publicado

2023-04-05

Como Citar

Azevedo, A. C. de, & Bezerra, J. A. (2023). Mobilidade espacial da população: pressupostos teórico-metodológicos. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 10(1), 23–45. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2022v10n1p23-45

Edição

Seção

Artigos