“Zika virus” e desenvolvimento regional: linhas preliminares de análise

Autores

  • José Irivaldo Alves Oliveira Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE http://orcid.org/0000-0002-0022-3090
  • Cidoval Morais de Sousa UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • José Luciano Albino Barbosa UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2020v8n1p27-54

Palavras-chave:

Arboviroses, desenvolvimento regional, saúde, semiárido paraibano, Zika virus.

Resumo

A vida nas cidades tem sido alvo de um processo deletério que está prejudicando, principalmente, as comunidades urbanas e rurais mais vulneráveis. Isso gera instabilidade para a consolidação de um projeto de desenvolvimento regional. Esse panorama tem sido uma tônica no semiárido nordestino. Assim, resolvemos realizar um diagnóstico e analisar os municípios do consórcio intermunicipal São Saruê, localizados no semiárido paraibano. Utilizamos dados secundários e primários, extraídos da observação realizada através das escutatórias, ou seja, de um momento de audição dos atores envolvidos na política pública de saúde, de educação, de meio ambiente e de outros setores que se relacionam com essas. Portanto, esse estudo procura relacionar a presença de arboviroses em municípios com ausência de infraestruturas básicas e a falta de um projeto consistente de desenvolvimento regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Irivaldo Alves Oliveira Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Direito, no Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental e Sociedade de Risco, na Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Doutor em Desenvolvimento Regional. Doutor em Ciências Sociais. Doutorando em Direito e Desenvolvimento. Pesquisador Produtividade do CNPq, nível 2. Doutorado sanduiche na Universidad de Alicante, Espanha. Mestre em Sociologia. Especialista em Gestão das Organizações Públicas. Especialista em Direito Empresarial. Graduado em Ciências Jurídicas. Exerceu o cargo de Analista Judiciário no Tribunal de Justiça da Paraíba durante oito anos. Professor efetivo do Curso de Gestão Pública, na Unidade Acadêmica de Gestão Pública da Universidade Federal de Campina Grande. É pesquisador com ênfase em conflitos ambientais, meio ambiente, sociedade de risco, legislação ambiental, desenvolvimento sustentável, políticas públicas relacionadas ao acesso à água e saneamento. É membro atuante em diversos grupos de pesquisa. É membro da rede de pesquisa WATERLAT, http://www.waterlat.org/Members.html#brazil. Pesquisador da Rede JUST-Side (Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnología). Membro da Associação Latino Americana de Sociologia - ALAS. Membro da Sociedade Brasileira do Design Inteligente.

Cidoval Morais de Sousa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

É BACHAREL EM COMUNICAÇÃO SOCIAL pela Universidade Estadual da Paraíba (1995), estudou Ciências Sociais (1986-90), fez especialização em Sociologia na Universidade Federal da Paraíba (1997) e doutorou-se em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Fez estudos de Pós-doutoramento na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em Sociologia da Ciência e da Tecnologia (Enfoque CTS), com supervisão da Profa. Dra. Maria Cristina P. Innocentini Hayashi. É professor efetivo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vinculado ao Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional. Tem investigado, estudado, publicado e orientado monografias, dissertações e teses com ênfase nos seguintes temas: Regionalização Midiática; Educação e Ciência; Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Regional; Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional; Água, saúde pública e desenvolvimento regional; desenvolvimento de cidades de pequeno e médio porte. Colabora com o PPGCTS da UFSCar. Publicou/organizou vários livros temáticos e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros. Tem experiência na área de comunicação midiática (jornal, rádio, revista, televisão, blog, etc), direção de editoras universitária, edição científica, faz roteiros, produz documentários científicos e históricos.

José Luciano Albino Barbosa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2002) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Professor adjunto da Universidade Estadual da Paraíba no departamento de Ciências Sociais, onde leciona Teoria Antropológica e Etnologia Brasileira para o curso de Licenciatura em Sociologia. Pró-Reitor de Planejamento da Universidade Estadual da Paraíba. É credenciado como professor permanente no Mestrado em Desenvolvimento Regional -UEPB. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, atuando principalmente nas seguintes áreas: Planejamento Institucional, Nordeste, Educação, Sociologia Jurídica, Desenvolvimento Regional e Sociologia da Religião. Líder de Grupo de Pesquisa/CNPq: Gestão Pública, Planejamento e Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

2020-06-04

Como Citar

Alves Oliveira Silva, J. I., de Sousa, C. M., & Albino Barbosa, J. L. (2020). “Zika virus” e desenvolvimento regional: linhas preliminares de análise. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 8(1), 27–54. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2020v8n1p27-54

Edição

Seção

Artigos