Marcas e place branding na articulação com o desenvolvimento territorial

Autores

  • Giovana Goretti Feijó de Almeida Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Endereço p/ contato: Rua João Goerck, bairro Arroio Grande - Santa Cruz do Sul-RS, CEP 96.830-520 ---- Cel (51) 9-9965-1560 http://orcid.org/0000-0003-0956-1341
  • Angela Felippi Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2020v8n3p171-196

Palavras-chave:

Atores sociais, desenvolvimento territorial, marca territorial, place branding, Rio Grande do Sul, território.

Resumo

O debate sobre marcas vinculadas aos lugares e sua relação com o desenvolvimento territorial abarca a discussão sobre o posicionamento dos territórios como produtos mercadológicos e a utilização das estratégias de marketing e branding para gerar oportunidades de desenvolvimento, enfatizando o papel do território, do conjunto de atores sociais, das identidades e das potencialidades locais e oportunidades externas. A discussão mobiliza conceitos de território e branding, tomando para análise o caso da marca do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é compreender como se dá a construção da marca de um território. O estudo é de natureza qualitativa, valendo-se da pesquisa bibliográfica e documental. A análise parte da proposta de Aaker, que atenta para três momentos na construção de uma marca. Os resultados apontaram para uma marca que se calca na identidade oficial do Estado e se dirigiu a dois distintos públicos, articulando o desenvolvimento territorial através de ações coletivas do Estado e do setor privado do turismo com propósitos voltados ao desenvolvimento econômico e turístico e a manutenção da identidade hegemônica do Rio Grande do Sul.

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Biografia do Autor

Giovana Goretti Feijó de Almeida, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Endereço p/ contato: Rua João Goerck, bairro Arroio Grande - Santa Cruz do Sul-RS, CEP 96.830-520 ---- Cel (51) 9-9965-1560

Professora-pesquisadora e Pós-Doutoranda em Cidade Digital Estratégica na PUCPR. Doutora e Mestra em Desenvolvimento Regional (UNISC). Publicitária especialista em Branding (UNISC). Pesquisadora-integrante do Grupo de Pesquisas sobre Cidades Digitais Estratégicas no PPGTU/PUCPR. Autora do livro "Identidade Territorial e Branding de Marcas Regionais". E-mail: goretti.giovana@gmail.com

Angela Felippi, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Jornalista, doutora em Comunicação Social pela PUCRS, professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul, RS.

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Publicado

2020-10-23

Como Citar

Almeida, G. G. F. de, & Felippi, A. (2020). Marcas e place branding na articulação com o desenvolvimento territorial. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 8(3), 171–196. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2020v8n3p171-196

Edição

Seção

Artigos