Análise da estrutura produtiva dos municípios-polos das microrregiões do Sudoeste do Paraná

Autores

  • Renata Cattelan Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus Francisco Beltrão.
  • Andréia Ferreira Prestes Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus Francisco Beltrão.
  • Marcelo Lopes de Moraes Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus Francisco Beltrão.

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2020v8n1p123-146

Palavras-chave:

Desenvolvimento regional, dinâmica regional, setores produtivos, Paraná.

Resumo

Compreender a estrutura produtiva, bem como as transformações ocorridas em determinado espaço, possibilita avaliar e aplicar políticas de desenvolvimento regional, com ênfase em fatores endógenos e específicos de cada lugar. Nessa perspectiva, o objetivo do artigo é analisar a distribuição produtiva regional e as mudanças ocorridas nos municípios de Capanema, Francisco Beltrão, Palmas e Pato Branco, considerados polos das microrregiões do Sudoeste do Paraná, tomando como referência os anos de 2000 e 2016. Foram utilizados dados relativos ao número de empregos por setor, obtidos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. Para atender ao objetivo, utilizaram-se as medidas de localização e especialização. Os principais resultados indicam que, no período analisado, a configuração dos setores que mais empregavam se modificou nos municípios, com uma diversificação da produção. No entanto, a estrutura setorial municipal também se alterou: enquanto alguns aumentaram a quantidade de setores especializados, outros diminuíram, tendo havido uma transferência de setores especializados entre os municípios. De maneira que se observaram alterações na dinâmica setorial dos municípios entre 2000 e 2016.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Cattelan, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus Francisco Beltrão.

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE campus de Francisco Beltrão. Mestranda em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE campus de Francisco Beltrão com foco em Desenvolvimento Regional e Agroindústria

Andréia Ferreira Prestes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus Francisco Beltrão.

Formada em Ciências Econômicas (2016) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus de Francisco Beltrão. Mestranda e bolsista do Programa de Pós Graduação Strictu Senso em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus de Francisco Beltrão, com foco em Desenvolvimento Regional e Agroindústria.

 

Marcelo Lopes de Moraes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus Francisco Beltrão.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (2007), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação de Economia da Universidade Estadual de Maringá (2010) e doutorado pelo Programa de Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP) (2014). Atualmente é professor Adjunto do curso de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - campus de Francisco Beltrão. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: economia agrícola, setor sucroenergético e desenvolvimento regional.

 

Downloads

Publicado

2020-06-04

Como Citar

Cattelan, R., Prestes, A. F., & Moraes, M. L. de. (2020). Análise da estrutura produtiva dos municípios-polos das microrregiões do Sudoeste do Paraná. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 8(1), 123–146. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2020v8n1p123-146

Edição

Seção

Artigos