Capitalismo dependente e questão regional no século XXI: o caso do Centro-Oeste brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2019v7n1p43-66

Palavras-chave:

capitalismo dependente, Centro-Oeste, economia política, questão regional, superexploração da força de trabalho.

Resumo

O objetivo do artigo é relacionar os determinantes internacionais e nacionais do desenvolvimento capitalista dependente brasileiro com a questão regional, destacando o caso do Centro-Oeste. Metodologicamente, parte-se da teoria marxista da dependência para analisar a inserção da economia brasileira no sistema internacional e a superexploração da força de trabalho. Complementarmente, utilizam-se dados secundários para averiguar as mudanças na estrutura econômica e ocupacional no Brasil e no Centro-Oeste, os quais evidenciam a importância de criação rápida e elevada de um exército industrial de reserva, a extensão da jornada de trabalho e o rendimento setorial dos trabalhadores comparativamente ao Brasil. A análise teórica e empírica aponta que essa extroversão do capital sobre o território teve como base uma nova e específica forma de reprodução da força de trabalho no Centro-Oeste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pietro Caldeirini Aruto, CEDE/IE/Unicamp

Economista (SST/SC), mestre e doutor em desenvolvimento econômico, na área de economia regional e urbana, no IE/UNICAMP.

Downloads

Publicado

2019-10-31

Como Citar

Aruto, P. C. (2019). Capitalismo dependente e questão regional no século XXI: o caso do Centro-Oeste brasileiro. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 7(1), 43–66. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2019v7n1p43-66

Edição

Seção

Artigos