Extrativismo marinho e desenvolvimento sustentável na Comunidade Tradicional de Carnaubeiras-MA

Autores

  • Maria Rodrigues Garcia Universidade Estadual do Maranhão
  • Isaac Giribet Bernat Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2019v7n2p51-78

Palavras-chave:

Carnaubeiras, comunidades tradicionais, desenvolvimento sustentável, extrativismo marinho, força de trabalho, recursos naturais.

Resumo

Neste artigo se examina a relação da sustentabilidade dos recursos naturais com os modos de produção extrativistas marinhos desenvolvidos pela comunidade tradicional do povoado de Carnaubeiras, localizado no município de Araioses, no estado do Maranhão. Tais atividades são desenvolvidas em uma Unidade de Conservação, a Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba. As atividades extrativistas marinhas foram analisadas à luz dos princípios da sustentabilidade, utilizando-se o método dialético e a análise qualitativa, realizada através de entrevistas semiestruturadas e observações diretas a partir de visitas a campo, tendo em vista a compreensão da totalidade dos fenômenos e uma interpretação dos acontecimentos por meio da obtenção dos dados coletados no local estudado. Os resultados evidenciaram a insustentabilidade do desenvolvimento promovido com base na sobre-exploração dos recursos naturais e da força de trabalho humano dos grupos de extrativistas marinhos. A conclusão é que a exploração desmedida, tanto da força de trabalho humano quanto da natureza, contradiz as intenções conservacionistas e coloca em xeque o modelo de conservação pré-estabelecido para a área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rodrigues Garcia, Universidade Estadual do Maranhão

Graduada em Geografia, Mestre em Desenvolvimento Socioespacial e Regional, atua na área de Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Isaac Giribet Bernat, Universidade Estadual do Maranhão

Possui Graduação (2001), Diploma de Estudos Avançados (2004) e Doutorado Internacional em História (2012) pela Universitat de Lleida (Estado Espanhol). Tem experiência nas áreas de História Agrária, História dos movimentos sociais contemporâneos e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento; atuando principalmente nos seguintes temas: História Contemporânea, Questão Agrária, políticas públicas para o desenvolvimento rural em Projetos de Assentamento de Reforma Agrária, Educação do Campo e ação dos movimentos sociais (lutas e conflitos pelo uso e propriedade da terra; processos de auto-organização; resistência camponesa ao avanço das relações capitalistas). Atualmente é pesquisador associado ao Departamento de História da Universitat de Lleida e professor do Departamento de História e Geografia (Curso de História) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da Universidade Estadual do Maranhão.

Downloads

Publicado

2020-01-17

Como Citar

Garcia, M. R., & Bernat, I. G. (2020). Extrativismo marinho e desenvolvimento sustentável na Comunidade Tradicional de Carnaubeiras-MA. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 7(2), 51–78. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2019v7n2p51-78

Edição

Seção

Artigos